Curso de Especialização em SAN comemora primeiro ano

A 2ª edição do Curso de Especialização Lato Sensu em Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvida no âmbito da CPLP, completa 1 ano de seu lançamento

 

Em 20 de agosto de 2020, a Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP, desenvolvida pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), completou um ano de andamento. O curso é resultado de estreitas parcerias estabelecidas por diversos profissionais e organizações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O projeto de uma especialização voltada aos países de língua portuguesa (CPLP), surge em 2018, no contexto do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN/CPLP), que propiciou o diálogo entre pesquisadores das mais diversas áreas de atuação e instituições, assim como, estabeleceu-se diálogo com a sociedade civil, para então definir as prioridades de ensino, pesquisa e extensão, necessários a promoção de novos cenários relacionados à segurança alimentar e nutricional.

Tais esforços tiveram como resultado o incentivo a pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, e ao projeto pedagógico da especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, a ser desenvolvido no âmbito da CPLP. A primeira edição do curso havia sido oferecida em parceria pela UNESP e a UTPL (Universidad Técnica Particular de Loja) no Equador, a qual foi reformulada para atender às demandas específicas da CPLP.

A segunda edição do Curso de Especialização iniciou com uma turma em 4 polos, localizados no Brasil (Ceará e Bahia) com 29 estudantes, em Cabo Verde com 6 estudantes e em São Tomé e Príncipe com 15 estudantes, na modalidade ensino a distância, além de alguns encontros presenciais.  Em 2020, para além dos 4 polos, iniciou-se uma nova turma em Moçambique, a partir da parceria entre a UNESP e a UniZambeze (Universidade Zambeze) contando com 134 estudantes.

Cada Polo possui uma instituição de ensino superior que a especialização está vinculada e um coordenador do polo, que acompanha o desenvolvimento acadêmico dos discentes, como também, mantém diálogo constante com os demais coordenadores, para pensar o processo de aprendizagem de forma coletiva e integrada. Um total de 183 estudantes e 49 profissionais, entre professores, tutores e técnicos estão envolvidos diretamente na execução dos dois cursos até o momento. O Curso é disponibilizado na plataforma virtual Saúde, Educação e Tecnologia, da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, baseada na plataforma Moodle, com apoio do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS).

A turma que iniciou o curso há 1 ano, encontra-se na finalização dos módulos e iniciando a execução de seus projetos de término de curso. Dentre os 50 estudantes iniciais, 96% estão ativos e aptos de se qualificarem. Um número elevado se consideramos o ensino a distância, onde a evasão costuma ser elevada, em relação aos presencias. O êxito é atribuído ao sistema de tutoria e aos encontros presenciais, que conferem ao processo de aprendizagem, maior proximidade e trocas de saberes.

Para apoiar todo o trabalho, incluindo o desenvolvimento dos projetos nos territórios dos estudantes, o curso conta também com o diferencial de construir em conjunto, um processo formativo de professores e tutores. Na modalidade extensão a distância e com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UNESP, foi oferecido o Curso “Formadores em Cenários Digitais de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional” com 29 concluintes e está em andamento o Curso “Pesquisa Participante em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”.

Na UNESP, os cursos são coordenados pelo Centro de Ciência e Tecnologia para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (INTERSSAN) e financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (n. 821825/2015).

A estudante Marzina Moreira Lopes, ao descrever a sua participação na especialização, descreve que:

É a primeira vez que participo nesta modalidade de ensino, e está sendo uma experiência sensacional. É mesmo incrível essa modalidade de ensino e aprendizagem por meio de ambiente virtual, onde há uma grande interação, intercâmbio e comunicação entre os envolvidos. Gosto mesmo é da Plataforma Moodle porque nela estabeleço relações teóricas/práticas na área de SAN onde enriqueço mais os mais os meus conhecimentos por meio de leituras, reflexões, troca de ideias e experiências com os outros colegas. ( Polo de São Tomé e Príncipe).

 A exemplo da especialização em Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP, o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN/CPLP), espera ampliar os projetos, contemplando  demais países integrantes do bloco.