Avaliação da adesão às orientações ao auto manejo da obesidade em pacientes na fila para a cirurgia bariátrica no SUS: um ensaio clínico randomizado

O projeto ‘’Avaliação da adesão às orientações ao auto manejo da obesidade em pacientes na fila para a cirurgia bariátrica no SUS: um ensaio clínico randomizado’’ propõe um novo tipo de intervenção por equipe interdisciplinar composta por nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e profissional de educação física, estimulando o manejo da obesidade enquanto os pacientes esperam para realizar a cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde. Os profissionais participam de um processo de educação permanente utilizando-se de metodologias ativas durante o período de intervenção.

redesans-maquete

 

redesans_bioimpedanciaÉ um plano de trabalho inovador, com os resultados, se espera contribuir com informações que esclareçam sobre a provável superioridade da atenção inspirada no cuidado integral em proporcionar qualidade de vida ao paciente na
fila de espera e, ao mesmo tempo, melhor prepará-lo para a cirurgia; respaldando a tomada de decisões referente ao tratamento escolhido e/ou na melhor forma de cuidado ao paciente. O seguimento de pacientes com obesidade grave no programa será realizado pelo período de um ano. Os pacientes foram acompanhados pela equipeinterdisciplinar a cada quinze dias no primeiro semestre e serão acompanhados 1x/mês no segundo semestre de 2018. As avaliações são realizadas a cada seis meses, os pacientes submetem-se a aferição de peso, estatura, circunferência do pescoço, sinais vitais, exame de bioimpedância, força de preensão manual, flexibilidade, capacidade funcional aeróbia, avaliação da ingestão alimentar, avaliação bioquímica, avaliação do comportamento alimentar e avaliação das afetividades negativas.

 

redesans_sangu
A elaboração desta proposta envolveu pesquisadores do Instituto de Biociências de Botucatu (coordenação), mais especificamente, docentes e alunos envolvidos com cursos de Nutrição, Medicina, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física. Conta ainda com apoio de Professores e alunos da Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) e com a infraestrutura do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto.

redesans_coleta-pacientes