Cartilha ensina como agricultor familiar pode comercializar produtos

Para responder à pergunta, a Fundação Banco do Brasil e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) lançaram, na quarta-feira (25), a cartilha Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar.

Composta por 66 páginas e tiragem de 10 mil exemplares, a publicação orienta também o pequeno agricultor a buscar parcerias necessárias para garantir qualidade e regularidade no fornecimento de alimentos aos mercados populares. A publicação é gratuita e é destinada para agricultores familiares e demais interessados no tema. Ela apresenta, ainda, informações sobre o processo de comercialização e políticas públicas e programas de governo de incentivo aos produtores.

Estratégia de Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar está também disponível para download no link Midiateca, no site da Fundação Banco do Brasil. Para fazer o download direto, clique aqui.

O lançamento aconteceu no mesmo dia em que a Unicafes, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), realizou cerimônia para marcar a adesão ao Ano Internacional da Agricultura Familiar. O evento foi realizado na sede da Contag, em Brasília, como parte do VII Encontro Nacional do Cooperativismo Solidário, promovido pela Unicafes nos dias 25 e 26 de setembro.

O Ano Internacional da Agricultura Familiar tem como objetivo, dar destaque a uma das atividades mais vitais para o desenvolvimento da sociedade: a produção de alimentos e trabalho na terra. De acordo com indicadores do IBGE, a agricultura familiar já é responsável por 70% do fornecimento de cerca de 70% dos produtos da cesta básica dos brasileiros.

Ao todo, são esperadas 150 pessoas para solenidade, entre lideranças de cooperativas de todo o país, lideranças sindicais, parceiros das duas instituições, além de parlamentares e outras autoridades. A Contag fica no SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02, no Núcleo Bandeirante, Distrito Federal.

Mais informações

(61) – 2102 2288

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elton Pacheco – Fundação Banco do Brasil