O Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), realizou nesta terça-feira, dia 26, o primeiro encontro virtual do Ciclo de Diálogos intitulado “O SISAN como estratégia de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Soberania Alimentar no Estado de São Paulo”. O tema do primeiro dia de atividades foi “Introdução ao estudo de políticas públicas de SAN”.
A atividade foi aberta com uma explanação do professor Henrique Tahan Novaes, da Unesp de Marília. O palestrante apresentou um panorama histórico da participação popular no Brasil e como ela foi se deteriorando nos últimos anos. Ele ressaltou que o grande desafio é reconstruir a importância da participação do povo nas decisões estratégicas do país. “Como podemos de fato, enquanto sociedade organizada, criar políticas públicas para superar a insegurança alimentar. Quem vai governar de fato, a população ou o agronegócio?”, questionou o professor.
Um texto base referencial foi disponibilizado no site da Rede-Sans sobre o que são políticas públicas e como a sociedade civil organizada participa desse processo. O documento também sintetizou a importância do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Sisan.
Em seguida, os participantes foram encaminhados para quatro salas virtuais onde puderam se expressar e debater os dois questionamentos iniciais propostos pela organização: “A partir da realidade que você vivencia, qual o panorama do ciclo das Políticas Públicas no Estado de São Paulo?” e
”O que pode ser feito para fortalecer os processos intersetoriais e de participação social?”.
Ao final das discussões, cada grupo apresentou um relatório resumido das intervenções dos participantes. Todo o material do evento está disponível para consulta no site da Rede-Sans (http://redesans.com.br/dialogos-de-san/).
O Ciclo de Diálogos tem continuidade na próxima quarta-feira, dia 3, com o tema “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)” e contará com a participação do professor Irio Conti, que entre outras atribuições, é Conselheiro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). Os seminários seguem nas quartas-feiras seguintes até o dia 31 de maio, a partir das 18h30. Para participar, basta entrar no site da Rede-Sans e acessar o link de participação.
Os encontros precedem a realização do Seminário Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional, marcado para o dia 7 de junho, das 9h às 16h, em São Paulo, em local ainda a ser definido. O evento, que pretende fazer uma síntese geral das discussões, será realizado de forma híbrida.
Programação das próximas atividades
03/05/2023 – O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)
10/05/2023 – A disponibilidade de alimentos no Estado de São Paulo: produção, transformação e abastecimento
17/05/2023 – A fome no Estado de São Paulo: estratégias de combate à Insegurança alimentar e exigibilidade do direito humano à alimentação adequada
24/05/2023 – Alimentação saudável e sustentável para a população do Estado de São Paulo
31/05/2023 – Governança da Política de SAN no Estado de São Paulo
07/06/2023 – Seminário Paulista de Segurança Alimentar e Nutricional