Conceito de Segurança Alimentar e desenvolvimento do agronegócio são debatidos em São José dos Campos

Representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo reuniram-se na última segunda-feira, 30 de janeiro, com os secretários municipais de São José dos Campos para discutir ações conjuntas que permitam fomentar o agronegócio e disseminar o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional na região.

REDESANS

José Valverde Machado Filho, secretário-executivo e Suzely de Miranda, diretora técnica do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), órgão consultivo do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria, e Michel Reche Beraldo, dirigente da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), também da Pasta, se reuniram com os secretários Alberto Mano Marques, de Inovação e Desenvolvimento Econômico; Marcelo Pereira Manara, de Urbanismo e Sustentabilidade; Ricardo Minoru, de Manutenção da Cidade; e José de Melo Correa, de Gestão Administrativa e Finanças; e com o vereador José Dimas Pereira,

“A reunião foi muito produtiva, nós falamos sobre os programas e serviços da Secretaria de Agricultura desenvolvidos com o objetivo ajudar os pequenos produtores, entre os quais destaca-se o sistema de compras institucionais. A ferramenta elaborada pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) tem potencializado a participação dos pequenos, essa é uma das prioridades do secretário Arnaldo Jardim, titular da Pasta”, afirmou Michel Beraldo.

De acordo com José Dimas, a presença a Secretaria de Agricultura, por meio dos representantes da Codeagro e do Consea-SP, foi importante para que a equipe do prefeito Feliciano Ramuth pudesse conhecer melhor o espectro de atuação da Pasta Estadual. “O primeiro passo foi dado, percebemos que a Secretaria de Agricultura está de portas abertas”, reforçou o vereador, afirmando que acredita na parceria que está se delineando entre os governos estadual e municipal.

Para José Valverde, a reunião foi uma oportunidade para reforçar a importância da reativação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Municipal e da participação deste nas ações desenvolvidas pela Comissão Regional (CRSANS). Um dos objetivos do Consea-SP para 2017 é concluir o levantamento sobre a situação dos 645 municípios do Estado de São Paulo com relação à atuação dos conselhos municipais e contribuir para a criação dos órgãos consultivos onde não existem e para a reativação dos que se encontram inativos.

A CRSANS de São José dos Campos, à qual o município é vinculado, ainda não concluiu a verificação. Até dezembro de 2016, pouco mais de 20% dos 39 municípios que compõem a regional tinham respondido ao questionário. A CRSANS é uma instância descentralizada e participativa integrante da estrutura organizacional do Consea-SP.

Em julho de 2013, foram regulamentas, no Estado, 16 CRSANS, com o objetivo de melhorar o conhecimento da realidade regional e elaborar coletivamente propostas que respeitem as peculiaridades locais.

Os municípios que compõem a CRSANS de São José dos Campos são, além do próprio, Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.  

Por: Nara Guimarães