Concluída primeira turma do Interanutri nutricionista

Professora Maria Cristina Faber Boog ministrou o curso

Professora Maria Cristina Faber Boog ministrou o curso

Nos dias 12 e 13 de novembro, foi realizado o encerramento do curso de educação a distância Interdisciplinaridade alimentação e nutrição (Interanutri) – modalidade nutricionista, promovido pela Rede Sans e ministrado pela professora Maria Cristina Faber Boog.

Na oportunidade, foram apresentados projetos agrupados nos temas Crianças/Escolas/Merendeiras; Adolescentes; Adultos; Educação alimentar e nutricional no curso de Nutrição; Idosos; Doenças crônicas não transmissíveis; e Puérperas/Mães.

O curso teve início em agosto e foi direcionado exclusivamente a nutricionistas, sendo a maioria dos participantes de municípios que integram a Rede Sans ou que responderam questionários de pesquisa sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

Juliana Oliveira de Barros, nutricionista do Programa de Alimentação Escolar de Birigui, aprovou a capacitação e destacou a bibliografia disponibilizada, a qual, segundo ela, contemplou temas de relevância à área, além de considerar também importante as oficinas do Interanutri.

O projeto desenvolvido por Juliana foi realizado em uma creche em período integral na qual as crianças fazem cinco refeições diárias e enfocou a valorização da alimentação e a questão do desperdício.

Eliara Faustina de Souza, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Tupi Paulista, também avaliou de forma positiva o curso e disse que os conteúdos já têm sido úteis em seu trabalho. “Comecei a aplicar dinâmicas, estou conseguindo utilizar o que aprendi no curso em meu dia a dia”, comentou.

A criatividade proporcionada pela capacitação foi outro diferencial apontado por Eliana. A atividade de conclusão realizada por ela foi junto a um grupo de idosos de Tupi Paulista e consistiu em orientações sobre rotulagem de alimentos.

A humanização estimulada pelo Interanutri nutricionista foi citada por Vânia Maria Alvarenga Magalhães Hirae, que trabalha na Secretária de Saúde de Presidente Venceslau. O projeto que ela realizou teve como público-alvo grupo de puérperas e abordou educação alimentar e nutricional.