O curso de Educação Alimentar à Distância Interanutri certificou 80 alunos com graduação em extensão da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A cerimônia ocorreu no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes na terça-feira (3/7).
Durante o evento, foram expostos projetos de estudantes, entre eles, de Elaine Garcia Pereira e Maria da Cruz Gomes Rodrigues, do 3º ano de Pedagogia da Faculdade de Mauá (FAMA). Elas desenvolveram receitas à base de soja, como sucos e bolo. “Mostramos que alimentos à base de soja podem ser gostosos e fazer parte de uma dieta saudável”, explicou Elaine.
A proposta do Interanutri é promover uma alimentação saudável nas escolas e na comunidade. O curso é oferecido online para agentes comunitários, funcionários públicos e professores da rede municipal.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Mauá por meio das Secretarias de Segurança Alimentar, Trabalho e Renda, Assistência Social, Saúde e Educação, com a FAMA, Unesp e a Rede Sans e conta com financiamento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.
Participaram da cerimônia o secretário de Segurança Alimentar, Marcos Filório, a professora da Unesp e coordenadora geral da Rede nans, Maria Rita Marques Oliveira, e os tutores das turmas nas secretarias de Segurança Alimentar, Trabalho e Renda, Assistência Social, Saúde, Educação e da FAMA.
Filório ressaltou que o município tornou a segurança alimentar uma política de governo. “Mauá é uma das poucas cidades no Brasil que possui uma Secretaria de Segurança Alimentar. A grande maioria não compreendeu a importância desse tema para a saúde da população”, destacou.
Foto: Evandro Oliveira/PMM
|
Apresentação de projeto realizado durante o curso. |
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Mauá