Dia 13 de novembro aconteceu mais uma edição de 2019 do Projeto "É dia de Feira no Campus" de Rubião Júnior da UNESP em Botucatu.
Confira o histórico e perspectivas do projeto relatado por Flávia Aranha, professora do curso de Nutrição do Instituto de Biociências de Botucatu e membro da comissão organizadora.
A proposta da feira é um evento de extensão universitária cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), com o objetivo de incentivar uma alimentação mais saudável e sustentável para a comunidade da Unesp, atendendo estudantes, funcionários, professores e visitantes.
A feira acontece uma vez no mês, sempre na 2a quarta-feira do mês das 11 as 17:00, no gramado da Biblioteca e conta com apoio da Administração Geral do Campus, da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas, do Instituto de Biociências de Botucatu e da Biblioteca. O local foi escolhido por ser um ponto central, de fácil acesso.
O ponto principal e mais gratificante desse evento é a articulação que acontece entre os produtores: interagem entre si, trocam experiências, fomentam a ideia de outras feiras na cidade, além do contato com os clientes, apresentando seus produtos e a história por trás deles.
A organização da Feira do Campus está fazendo algumas pesquisas sobre a satisfação dos cliente e o feedback tem sido positivo. "As pessoas elogiam, agora conseguimos implantar alguns artesanatos e alimentos prontos para o consumo, que era uma demanda solicitada pelos clientes. Acho que só temos a agregar", diz a professora Flávia. Inclusive existe a proposta de que os produtores que participam da feira montem uma banda, e realizem apresentações musicais durante a feira.
A avaliação mostrou que o público da feira é composto por 60% de estudantes, 30 % de funcionários, os demais docentes e visitantes.
Perspectivas da continuidade do Projeto para 2020
Foi realizada a proposta para a continuidade do projeto para o ano de 2020. O fluxo de submissão do projeto passa pela Comissão Permanente de Extensão Universitário (CPEU) do Instituto de Biociências de Botucatu. Se aprovada por esta comissão o projeto seguirá para a aprovação da PROEX. A previsão sobre a aprovação do projeto é para Dezembro deste ano.A professora Flávia avalia de maneira positiva o saldo do projeto e diz "Estamos a disposição para inovar e agregar para que o projeto fique por um bom tempo".
O INTERSSAN é parceiro e apoia essa iniciativa!
Confira a galeria de fotos dos expositores que participaram desta edição da Feira no Campus