O Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Pindamonhangaba recebeu, no dia 31 de janeiro, a primeira reunião do ano da Comissão Regional (CRSANS) de São José dos Campos do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-SP), órgão consultivo do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O encontro reuniu aproximadamente 20 participantes representando o poder público, sociedade civil e organizações sociais interessados em debater o conceito de Alimentação Saudável e desenvolver mecanismos que garantam a sustentabilidade e a saudabilidade dos alimentos.
José Valverde Machado Filho, secretário-executivo do Consea-SP, e Suzely de Miranda, diretora técnica do Conselho, coordenaram o evento no qual foram apresentadas propostas para a organização e planejamento dos trabalhos para realização do I Seminário e Oficina Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SAN) do Vale do Paraíba e estabelecido o calendário das próximas reuniões, que serão itinerantes:
Para Paula dos Reis, assistente agropecuária da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) que atua no EDR de Guaratinguetá, a reunião foi muito produtiva e contou com a participação de um número maior de interessados. O desafio agora, afirma Paula, é definir qual será a estratégia que a Comissão Regional deverá adotar para ampliar a interface com a sociedade civil.
Evandro Albiach, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), considerou o debate muito intenso e produtivo e se declarou ansioso para estreitar relações com os membros da CRSANS e representantes da Secretaria de Agricultura – com o objetivo de estabelecer uma cooperação técnico-cientifica entre as instituições.
José Dimas, vereador de São José dos Campos, mencionou o encontro realizado no dia anterior com membros da equipe do prefeito Feliciano Ramuth para conhecer o espectro de atuação da Pasta Estadual e afirmou que os conceitos de Alimentação Saudável e Segurança Alimentar e Nutricional deverão nortear muitas das ações da administração municipal.
Diagnóstico
José Valverde lembrou que as reuniões das CRSANSs são momentos em que procura reforçar a importância da reativação dos conselhos municipais e da participação destes nas ações desenvolvidas pela Comissão Regional e pelo órgão estadual. Um dos objetivos do Consea-SP para 2017 é concluir o levantamento sobre a situação dos 645 municípios do Estado de São Paulo com relação à atuação dos conselhos municipais e contribuir para a criação dos órgãos consultivos onde não existem e para a reativação dos que se encontram inativos.
Fabricio Geraldini, coordenador da Comissão Regional de São José dos Campos, salientou a importância de intensificar as atividades da CRSANS em 2017, com o objetivo de concluir o diagnóstico. Até dezembro do ano passado, menos de 21% dos 39 municípios que compõem a regional tinham respondido ao questionário.
Os municípios que compõem a CRSANS de São José dos Campos são, além do próprio, Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.
Por: Nara Guimarães