Ocorreu no primeiro fim de semana de agosto de 2018 o último encontro presencial do Curso de especialização que vem sendo realizado desde o ano passado na UNESP de São Jose do Rio Preto (SP). O curso utiliza metodologias ativas de ensino- aprendizagem, segue a lógica da Educação Permanente em Saúde (EPS) que foi implementada como Política Nacional pelo Ministério da Saúde em 2007. O curso tem por objetivo instrumentalizar uma equipe interdisciplinar para qualificar sua atuação com grupos de pacientes em fila de espera da cirurgia bariátrica no ambulatório do Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto.
Para o aprofundamento de temas vinculados ao manejo da obesidade grave, as docentes da UNESP/Botucatu Maria Rita Marques de Oliveira (Coordenadora do INTERSSAN) e Thabata Weber (Coordenadora do Curso de Nutrição da UNESP) participaram do encontro para debater com o grupo de educandos que são profissionais da área da saúde (nutricionistas, educadores físicos, psicóloga e fisioterapeuta) que atuam no HB e colaboradores vinculados a outros serviços e que se colaboram no projeto .
O curso seguirá com encontros virtuais em sala de reuniões do INTERESSAN (Plataforma RNP) para aprofundamento teórico e para apoiar o desenvolvimento do projeto de intervenção em andamento até fevereiro de 2019. O Curso encontra-se em fase de consolidação com a conclusão do segundo módulo e início do terceiro. Projeto de pesquisa de doutorado, projetos de iniciação científica e projeto de pós-doutorado, vinculam-se ao curso com
apresentação de resultados parciais das pesquisas em eventos regionais e nacionais.