ERENUTchê: Debate e reflexão sócio-política

Entre os dias 11 e 13 de Maio ocorreu o VIII Encontro Regional de Estudantes de
Nutrição do Sul e do Sudeste. O evento promovido pela Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN) em colaboração com estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS) no Rio Grande do Sul abordou a temática: “Nutrição como ato político e social”, despertando o senso crítico através de dados antropológicos, sociais e filosóficos, garantindo um olhar humanista às palestras e debates. Um marco para o Movimento Estudantil em Nutrição (MEN) na região, uma vez que o último encontro da região Sul se deu em 2014.

O primeiro dia do evento contou com uma palestra sobre rotulagem nutricional, visando os entraves da recente proposta de rotulagem no Brasil, se adequando ao modelo chileno, fornecendo maior autonomia ao consumidor. O segundo dia aludiu às temáticas de globalização alimentar, desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), a história dos 30 anos do SUS, agroecologia, agrotóxicos, LGBTfobia, feminismo e racismo, sendo estes últimos temas debatidos em roda de conversa.

A educação e o movimento estudantil em nutrição também foram tratados, Maísa Beltrame Pedroso, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Brasileira de Educação em Nutrição (ABENUT); Regina Maria Ferreira Lang, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) engajada no fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e Maria Rita Marques de Oliveira, professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) se revezaram na fala e construção de questionamentos a cerca da formação profissional, das dificuldades em promover educação alimentar e nutricional, além da formação pessoal de todos os envolvidos neste processo. Representantes da ENEN e da União Nacional dos Estudantes (UNE) também tiveram sua fala, relembrando a importância da resistência dentro e fora da universidade.

O XXXV Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (ENENUT) ocorre dentro de
alguns meses na capital paulista, momentos como estes são um preparatório para os debates e reflexões que deverão ser elevados a nível nacional. Em um período tão conturbado em nosso país, deve se constatar a importância da conscientização e do debate político em todas as esferas. Que os estudantes se apropriem cada vez mais destes espaços.