O projeto ‘Escola do Sabor’ desenvolvido pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), visa provocar mudanças nos hábitos alimentares infantis através de atividades lúdicas e aproximar as crianças da agricultura através da compreensão do caminho da produção, comercialização, consumo e das diferentes preparações e utilizações de cada alimento.
O crescente distanciamento entre a agricultura e a população urbana, agregado ao desconhecimento da origem dos alimentos e a dificuldade de introdução de novos alimentos no cardápio infantil, tornam imprescindível o desenvolvimento de uma metodologia de educação alimentar.
O objeto de são trabalho são frutas e hortaliças de baixa aceitação escolar. A intervenção educativa está baseada em cinco etapas:
1ª) Escolha da fruta ou hortaliça de baixa aceitação no cardápio;
2ª) Sensibilização dos coordenadores, professoras e merendeiras para inserção no planejamento pedagógico das atividades educativas ao longo do bimestre (a cada bimestre é trabalhado uma fruta ou uma hortaliça);
3ª) Desenvolvimento e aplicação das atividades lúdicas (jogos, desenhos, músicas, plantio, etc.); apresentação da cadeia de produção e comercialização das frutas e hortaliças; desenvolvimento de receitas e oficinas culinárias;
4ª) Descrição, avaliação e publicação da metodologia utilizada;
5ª) Apresentação dos resultados para as professoras, merendeiras, pais e mães.
De 2010 até o presente momento foram objetos de estudo os seguintes produtos: mandioca, batata doce, beterraba, chuchu, goiaba, couve chinesa (acelga), berinjela, vagem, couve, couve-flor e no momento o produto em estudo é o brócolis. Toda a metodologia e material desenvolvido está disponível para aplicação.
Maiores informações:
Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP
11 3643-3827 / 3673-3825
cqh@ceagesp.gov.br
Fonte: RedeNutri