O objetivo dessa atividade é promover o acesso da comunidade acadêmica a alimentos agroecológicos e de qualidade, produzidos no assentamento 17 de Abril, em Restinga, na região de Ribeirão Preto. Alimentos saudáveis, como resultado da Reforma Agrária e da agricultura familiar.
Quem desenvolve a ação é o NATRA, Núcleo Agrário Terra e Raiz, extensão comunicativa e popular da Unesp de Franca. Em conjunto com os produtores do assentamento 17 de Abril, se beneficiando dessa atividade, os estudantes, funcionários técnico- administrativos e os professores do Campus de Franca.
Até o momento, o NATRA já conseguiu realizar o VIII Simpósio de Questão Agrária na Unesp de Franca em outubro de 2017, onde o grupo fomentou a importância de construir dentro do Campus um Espaço Agroecológico de entrega de alimentos saudáveis, mas para além disso: Construir um espaço onde possibilite discussões, oficinas e cine- debates sobre o acesso a alimentos saudáveis, a agricultura familiar, soberania alimentar e segurança alimentar e nutricional.
Agora, como resultado desse trabalho, o NATRA trouxe para a universidade o Espaço Agroecológico, como símbolo de mais uma conquista do grupo de extensão popular e a comunidade do assentamento 17 de Abril.
O NATRA continuará, em conjunto com os produtores, a construção do Espaço Agroecológico quinzenalmente, como um lugar onde será possível o diálogo, dentro da universidade pública, entre o campo e a cidade, que possibilitem a troca de saberes entre eles. Fazendo assim efetivo, o cumprimento do papel social da universidade pública no Brasil na construção de um país justo.