Expansão de Mercado Voltado para Pessoas Obesas – 18.01.2012

Uma notícia publicada pela BBC news por James Melik chama a atenção para a expansão do mercado para produtos voltados para a população obesa, enquanto há um aumento na prevalência da obesidade.

Além do desenvolvimento de produtos para o emagrecimento, outros setores estão se desenvolvendo, como, empresas que desenvolvem macas, mesas cirúrgicas, vasos sanitários, caixões adaptados para o público obeso.

Scott Krammer, dono de uma empresa de artigos para banheiro, conhece muito bem o potencial deste mercado.  O primeiro produto comercializado na sua empresa foi um vaso sanitário chamado Big John, cuja circunferência é 48 cm maior que o padrão, com capacidade até 363 kg.

Algumas empresas estão tentando suprir as necessidades da população obesa, porém outros empresários vêem a obesidade como um problema. Segundo Gene Leitermann, devido ao aumento do tamanho e peso dos freqüentadores de teatro é necessário projetos com assentos maiores e salas com espaço extra para garantir maior acessibilidade, porém esses extras geram um aumento no custo do projeto.

Apesar desta expansão no mercado, para a ativista Catherine Schrodetzhi há muitas oportunidades inexploradas, como, falta de opção em lojas de roupa.  Outro problema esta relacionado ao preço elevado desses produtos de tamanhos maiores, que são inacessíveis para a maioria dos obesos que geralmente apresentam menor renda.

Informações adicionais – A expansão deste mercado também está ocorrendo na moda:

No ano de 2010, Beth Ditto, vocalista do grupo Gossip, lançou uma coleção de moda para a grife britânica Evans, especializada em roupas plus size. Em junho de 2011 uma capa histórica foi lançada na revista de moda vogue Itália, quando três modelos plus size posaram para “as lentes” de Steven Meisel. Apesar de nos sentirmos um pouco aliviada pela maior atenção a este grupo específico, também há o alerta para o crescente número de pessoas que estão ganhando mais peso nos países em desenvolvimento à medida que os países adquirem maiores recursos financeiros.
Fonte: BBC News, 2012