Durante a comemoração do Dia Internacional das mulheres, a FAO lançou a campanha de comunicação #MulheresRurais, mulheres com direitos que busca conscientizar sobre as principais atividades das mulheres rurais para alcançar o desenvolvimento sustentável.
“As mulheres rurais da nossa região desempenham um papel fundamental na erradicação da fome, na redução da pobreza e na luta contra às mudanças climáticas” afirmou a Representante Regional interina da FAO, Eva Crowley, durante o lançamento realizado no Escritório Regional da FAO, em Santiago do Chile.
A campanha conta com parceiros como a Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Brasil (SEAD) e a Unidad para el Cambio Rural da Argentina. Os organizadores estabeleceram os conteúdos que serão divulgados nos meios digitais e organizaram diversas atividades com parceiros nacionais.
Segundo a FAO, as mulheres rurais cumprem uma série de funções chave para a segurança alimentar regional, mas enfrentam altas taxas de pobreza, insegurança alimentar e obesidade.
Além disso, possuem menos acesso aos recursos produtivos como terra, água, crédito e capacitação, fatores que impedem que as mulheres rurais da América Latina e do Caribe desenvolvam todo o seu potencial.
Junte-se a Campanha
A campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos promoverá o intercâmbio de experiências, políticas, inovações, estratégias e ações orientadas para empoderar as mulheres da região em todos os âmbitos do desenvolvimento sustentável.
Busca também visibilizar a situação atual das mulheres rurais na América Latina e Caribe, com direitos e potencial para alcançar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Para isso, foram criados materiais de divulgação nas redes sociais, que permitem dar visibilidade aos desafios e oportunidades das mulheres rurais. Os conteúdos estão disponíveis no site da campanha.
Durante todo o ano, a campanha difundirá informações e materiais que poderão ser adaptados aos contextos de diversos países por qualquer pessoa e organização que queira unir-se a esse esforço, utilizando a hashtag #MulheresRurais nas redes sociais.
Dando voz às mulheres rurais
A campanha também busca ser um mecanismo de expressão para as mulheres rurais e organizações. A ideia é unir esforços entre as organizações nacionais e internacionais, os organismos de governo, os espaços intrarregionais de diálogo de políticas e a sociedade civil vinculada com o empoderamento das mulheres rurais.
Para dar maior voz e protagonismo às iniciativas, serão realizados concursos de fotografia, ilustração e relatos de vida, dirigidos às mulheres rurais da região.
Igualdade de gênero: uma prioridade para toda a região
Em janeiro desse ano, a Comunidade dos Estados Latino-americanos e caribenhos (CELAC) aprovou a estratégia de gênero do maior acordo regional de luta conta a fome, o Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025.
A estratégia de gênero do Plano SAN CELAC permite orientar os países a aprofundarem na erradicação da fome e da má-nutrição adotando o enfoque de gênero e de direitos que garantam que os resultados do plano beneficiem de maneira igualitária mulheres e homens.
Fonte: FAO