Grupo de pesquisa vinculado ao INTERSSAN publica artigo em fascículo da ONU

Título do 44º UNSCN Nutritional

Dia 10/07/2019 foi publicado na 44ª edição do United Nations System Standing Committee on Nutrition (UNSCN News) o artigo “Ambientes alimentares para uma dieta saudável e nutritiva: A contribuição da acadêmia” sob a autoria de Anna Christina Pinheiro Fernandes (Universidad del Desarrollo, Chile), Jacqueline Alejandra Araneda Flores (Universidad del Bío-Bío, Chile), Yudi Paulina Garcia Ramírez (Universidade de São Paulo), Regina Popelka (National University of Córdoba, Argentina), Ana Lía Gonzalez (National University of Córdoba, Argentina), Ruth Irene Martinez Espinosa (Universidad Técnica Particular de Loja, Ecuador), Maritza Janeth Castillo Carrión (Universidad Técnica Particular de Loja, Ecuador), Thabata Koester Weber (INTERSSAN / Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho) e Maria Rita Marques De Oliveira (INTERSSAN / Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho).

A publicação aponta a necessidade de uma transformação significativa no nosso sistema alimentar para garantir dietas saudáveis e sustentáveis, onde a comunidade acadêmica precisa participar desse processo tanto como pilar científico e educacional, quanto oferecendo suporte técnico. Apresentando a Rede Latino Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Latino Americana de SSAN) como resultado de um processo que visa unir acadêmicos atuantes na áreas de nutrição, soberania alimentar e políticas locais de segurança alimentar.

O Grupo de Interesse Especial de Obesidade (Sig Obesidade) foi o pontapé inicial por quatro universidades latinoamericanas conduzindo trabalhos acadêmicos colaborativos na área, incluindo nutrição e sistemas alimentares. O artigo reporta os efeitos das interações entre a Rede Latino Americana de SSAN e o Sig Obesidade em conquistas acadêmicas e as perspectivas para dietas mais saudáveis e nutritivas, a fim de promover ambientes alimentares mais estruturados.

Ao longo do texto fica evidente a importância de parcerias e articulações globais e regionais na conquista e avanços de mudanças locais, que somadas apresentam importantes avanços. Tais parcerias podem tanger desde a transferência de tecnologias como a inovação social, ou a construção de tecnologias sociais, onde o prima-se por “fazer junto” ao invés de “fazer para o outro”. O importante é que haja trocas de experiências, metodologias, conhecimento e ferramentas para a promoção de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis.

UNSCN Nutrition é uma revisão periódica de desenvolvimento em nutrição internacional compilado pelo a partir de uma variedade de fontes de informação. O periódico tem o intuito de servir como um canal de comunicação para a comunidade internacional de nutrição, destacando desenvolvimentos de políticas e programas nutricionais. O mandato e a responsabilidade da UNSCN estão dentro do sistema da ONU, sendo composta por cinco de suas agencias: FAO, FIDA, UNICEF, PMA e OMS, com um mandato explícito para melhorar os níveis de nutrição no mundo.

 

O artigo “Ambientes alimentares para uma dieta saudável e nutritiva: A contribuição da acadêmia”  sob o título original de “Food environments for a healthy and nutritious diet: The contribution of academia” encontra-se nas páginas 160 – 168

Capa UNSCN Nutrition 44

Clique aqui para download do arquivo