Inscrições para o curso EAD “Desvendando o SISAN”, de 9 a 18 de novembro

De 9 a 15 de novembro, estarão abertas as inscrições para o Curso de Ensino a Distância “Desvendando o SISAN”, com o objetivo de oferecer informações sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e mostrar os benefícios de sua adesão pelos municípios brasileiros. As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de novembro, sexta-feira.

Este curso é voltado a gestores e funcionários públicos, membros de Conselhos de Segurança Alimentar e toda a comunidade interessada pela garantia do Direito Humano à Alimentação e formas adequadas e sustentáveis de produção e consumo de alimentos.

Os interessados em participar do curso “Desvendando o SISAN” devem preencher a ficha de inscrição disponível em: https://goo.gl/forms/RNnIn6XYALooYyKA2

O Curso será disponibilizado na plataforma Moodle do NeadTIS/FMB e os certificados serão emitidos pela Rede-SANS aos alunos que concluírem as tarefas com, ao menos, 70% de acerto.

O curso será de autoaprendizado em quatro (4) aulas, cada uma consistirá em um vídeo explicativo dos documentos oficiais, recomendações de leitura e um teste de múltipla escolha sobre o aprendizado. Cada aula tem duração estimada de 4 horas. Todas as aulas serão disponibilizadas no primeiro dia do curso e os alunos terão um mês para realizar suas tarefas.

As aulas serão disponibilizadas de 16 de novembro a 16 de dezembro, divididas pelos seguintes temas:

Aula 1 – As Leis 11.346 e 7.272

Aula 2 – Os conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional

Aula 3 – As câmaras intersetoriais de Segurança Alimentar e Nutricional

Aula 4 – A adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e suas vantagens.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail segurancaaliementar@fmb.unesp.br

O SISAN

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é relativamente novo (2006) e a Segurança Alimentar e Nutricional envolve um conceito socialmente construído e estratégia intersetorial de gestão pública, além da participação social. Trata de uma política que visa garantia de direito, o Direito Humano à Alimentação Adequada (artigo 6o da Constituição Federal). Não é uma política com dotação orçamentária própria, mas uma política de articulação, uma política transversal, que visa efetividade na gestão pública. Ao mesmo tempo é uma política que envolve efetiva participação social. Um sistema novo pautado numa estratégia de gestão e de participação social precisa ser conhecido e apropriado pelos atores envolvidos. Em grande escala, o SISAN precisa ser mais bem conhecido e sua importância reconhecida. É esse o propósito deste curso, esclarecer o funcionamento do SISAN e mostrar a sua importância.

Reuniaoredeglobal

Inscrições: 9 a 15 de novembro 2016

16/11 a 16/12: disponibilização das aulas

Janeiro 2017: Levantamento dos concluintes

Fevereiro 2017: Emissão dos certificados

Equipe:

Professora: Maria Rita Marques de Oliveira

Colaboradoras: Milena Cristina Sendão Ferreira, Lilian Fernanda Galesi Pacheco, Sarah Cândido Franca

Cinegrafia: João Pimentel

Realização:

Rede-SANS

Apoio:

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP – Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Grupo Integrador de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (GISSAN) e Escola Médica Virtual UNESP/NEADTIS

Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – Departamento de Políticas e Programas para a Inclusão Social

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

CONSEA e CAISAN do Estado de São Paulo – Secretaria da Agricultura e Abastecimento

CONSEA e CAISAN do Estado do Paraná – Secretaria da Agricultura e Abastecimento

Instituto Harpia Harpya

Recursos:

Este curso foi preparado com recursos do Convênio MCTI/UNESP nº 90232/2013 (Meta 2)

Contato: segurancaaliementar@fmb.unesp.br

Sérgio Viana – Comunicação Rede SANS