Introdução dos objetivos da pesquisa de campo sobre a qualidade de vida e do leite produzido

No dia 18 de maio de 2018, foi realizado uma visita ao assentamento Yapinari, no município de Ribeirão dos Índios. Nesse assentamento a grande maioria das famílias sededicam a criação de gado e produção de leite.

Participaram da atividade os moradores do assentamento, técnicos do ITESP responsáveis pela área e a equipe de pesquisadores da UNESP e veterinária da USP. A reunião teve como foco explicar aos produtores de leite os objetivos e a metodologia da pesquisa, principalmente sobre as coletas nos animais e os questionários que serão aplicados.
Das 16 famílias assentadas, 11 delas estavam lá representadas e visualizaram uma projeção onde o pesquisador da Veterinária da USP – Mario Augusto Reyes detalhou sobre os procedimentos de coletas nos animais e o pesquisador e Geógrafo da FCT/UNESP – Carlos Alberto Feliciano explicou sobre a coleta dos dados na forma de questionários.
Essa pesquisa está sendo realizada em uma parceria com Medicina Veterinária da USP e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP e busca diagnosticar a qualidade de vida animal e humana e o desenvolvimento territorial. Para isso serão realizadas análises laboratoriais e aplicação de instrumentos de avaliação da qualidade de vida, bem como a caracterização das condições sociais, econômicas, educacionais e de produção dos assentados.

A reunião permitiu que os assentados perguntassem sobre os temas debatidos e tirassem suas dúvidas. No final do debate eles puderam manifestar o interesse ou não de participar do estudo, que teve a adesão de todos presentes. Diante disso, foi programado o início das coletas para o dia 25 de maio de 2018.