Itararé

Município que está situado em uma área denominada de Campos de São Pedro, a cerca de 3 km da divisa do Estado de São Paulo com o Estado do Paraná e, por esse motivo, a cidade é conhecida como Sentinela da Fronteira.

Sua distância em relação à capital do Estado de São Paulo é de 336 km. Itararé, que em tupi-guarani significa pedra que o rio cavou, foi elevado à vila em 28 de agosto de 1893 e passou à categoria de cidade no dia 7 de setembro de 1901.

O município possui 47.934 habitantes e o setor que predomina no local é o de serviços. Na agropecuária, se sobressaem a bovinocultura, milho, pinus, soja e  feijão.

Entre os eventos que recebem maior público, segundo a Prefeitura de Itararé, estão a Festa do Milho Verde, o Ecotropeirismo, a Festa de São Pedro e a Exposição Freio de Ouro – Leilão de Cavalos.

Itararé possui uma das maiores áreas de reflorestamento artificial do país e tem apresentado destaque no ecoturismo por causa de sua biodiversidade. Conta com diversas cachoeiras como a do Funil e a Grande Cascata do Topo, além de abrigar ainda o Recanto do Lajeado e o Parque Ecológico da Barreira.

 

Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352320
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.itarare.sp.gov.br
http://www.itarare.com.br/histo.htm

 

.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais

.: Conselhos
.: Itararé nas Metas do Milênio 
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município