No dia 21 de outubro de 2019 às 14 horas na rua Botucatu, nº 862, 1º andar nas dependências do anfiteatro Marcos Lindenberg, ocorrerá a cerimônia de lançamento da REDE de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas. Projeto esse que nasce de uma iniciativa entre Ministério Público do Trabalho, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC em parceria com grupos indígenas e quilombolas. A REDE é formada por cerca 30 organizações.
Vale destacar Coordenação Nacional de Quilombolas (CONAQ), Coletivo dos Povos Indígenas de Guarulhos, Saúde da População Indígena da SPDM e o Conselho Municipal Indígena.
Somam-se a essas parcerias a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania através da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) e Coordenação da População Negra e Indígena (CPPNI), Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas e Indígenas (OMAQUESP), Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Pastoral do Negro, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal de São Paulo (NEAB–Unifesp), Ordem dos Advogados do Brasil/SP, Frente Parlamentar para Promoção da Igualdade Étnico-Racial e em Defesa dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais , Ile Axe de Iansã e outras organizações públicas e privadas.
A REDE de Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas tem como finalidade zelar pelo cumprimento do programa interinstitucional e interdisciplinar focado na educação indígena e quilombola a partir do Programa da Bolsa Permanência (PBP) do governo federal. Ademais, trabalha para que essas populações tenham acesso ao ensino universitário transformador e de qualidade num ambiente acolhedor que valoriza e respeita suas especificidades étnico-culturais, fomentando suas aspirações e perspectivas educacionais e trabalhistas. Por ocasião do lançamento da REDE teremos uma mesa de debate intitulada O FUTURO: A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA, INDÍGENA E QUILOMBOLA NA UNIVERSIDADE com a presença de Dra Valdirene Assis (MPT), Kuiaiú Yawalapiti, enfermeira, indígena do povo Yawalapiti do Alto Xingu, Mato Grosso, Professor Dr Anderson Rosa (Unifesp), Professor Dr. Acácio Almeida (UFABC), Pró-reitora Cassia Virginia Maciel (PROAE/UFBA), Professora Drª Solange Aparecida do Nascimento (Coordenadora de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Tocantins), Padre José Ennes (Secretário Nacional da Pastoral do Negro) entre outros convidados.