Livro “Processos Formativos em Segurança Alimentar e Nutricional: participação social e políticas públicas” é lançado

Coletânea abriga parte dos Trabalhos de Conclusão da 1ª edição do Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido em parceria entre UNESP e UTPL.

 

Foi lançado hoje, pela Editora Fi, Série Processos Formativos, o livro “Processos Formativos em Segurança Alimentar e Nutricional: participação social e políticas públicas”.

Cada capítulo desta coletânea traz um trabalho de conclusão do Curso de Especialização Lato Sensu em Segurança Alimentar e Nutricional, realizado entre 2016 e 2017, que versam sobre o tema “Participação Social nas Políticas de SAN”.

O Curso foi desenvolvido em dupla titulação no Equador (UTPL – Universidad Técnica Particular de Loja) e no Brasil (Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”).

Os 95 trabalhos dos estudantes que finalizaram o curso foram agrupados de acordo com temáticas desenvolvidas em comum: intersetorialidade na gestão pública das políticas de SAN, ações de SAN junto às comunidades, produção local de alimentos, e a participação social nas políticas públicas de SAN. Esta última integrou um grupo de doze trabalhos, aqui apresentado.

Além da temática em comum, há grande preocupação entre os autores em identificar a existência e atuação dos conselhos municipais de SAN, bem como a participação e o envolvimento de seus conselheiros. A valorização do papel da sociedade civil nas políticas públicas de SAN é norteadora dos capítulos.

O trabalho desenvolvido no Equador, retrata o momento atual de fortalecimento da sociedade civil em Comitê Local de Saúde.

Com a participação da população na formulação das políticas, há o fortalecimento da autonomia dos cidadãos e da intervenção social, proporcionando assim um ambiente para mudanças no modo de pensar e agir de todos os envolvidos, despertando seu protagonismo junto às políticas públicas, tornando-se aptos para intervir na deliberação de seus interesses frente ao Estado.

O livro propicia aos leitores exemplos de fortalecimento da participação social, crucial ao momento de resistência popular, frente ao atual o desmonte das políticas de SAN.

Segundo a Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora do Curso pela UNESP e uma das organizadoras da coletânea “O livro retrata um pouco da realidade da política de segurança alimentar de cada região, representa um registro e ao mesmo tempo uma provocação para que se invistam na garantia do direito humano a alimentação”.

FICHA TÉCNICA

 

Livro: Processos Formativos em Segurança Alimentar e Nutricional: participação social e políticas públicas

Organizadores:

Maria Rita Marques de Oliveira, Ruth Irene Martinez Espinosa, Humberto Perinelli Neto,

Lilian Fernanda Galesi Pacheco, Regina Maria Lang, Karina Rubia Nunes, José Giacomo Baccarin

Prefácio:

Shirley Maria da Silva

 

Edição: 01/2020

 

Paginação: 198 páginas

Editora: Editora Fi, Porto Alegre

Valor(R$): Digital (Gratuito) e Impresso (Sob demanda)

Onde encontrar: Disponível clicando aqui.