O Mapa de Feiras Orgânicas do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, ferramenta de busca rápida que mapeia e cadastra feiras orgânicas e grupos de consumo responsável em todo Brasil, ganhou novos atributos e funções.
Com o apoio da Oxfam International, o site que já auxilia consumidores interessados em acessar alternativas de alimentação mais saudáveis e sustentáveis, agora reúne também o cadastro de produtores, associações e cooperativas de produtos orgânicos ou agroecológicos. A mudança permitirá uma maior proximidade entre consumidores e produtores, diversificando as possibilidades de compra de produtos orgânicos e encurtando o caminho do alimento até à mesa.
“Como o foco da ferramenta é a localização de alimentos orgânicos de forma rápida e cada vez mais próxima dos consumidores, a iniciativa tem tudo para facilitar o acesso a esse tipo de produto, e também baratear seu custo, na medida em que ampliamos as possibilidades de compra. Essa compra, seja diretamente do produtor ou por meio das feiras, grupos de consumo e associações, facilita o acesso a produtos mais frescos e possibilita conhecer como e onde são produzidos aqueles alimentos” avalia Renata Amaral, pesquisadora em Consumo Sustentável do Idec.
Além da novidade e da atualização em suas funcionalidades e layout, agora também é possível colaborar e interagir com a ferramenta através do envio de comentários, fotos e avaliação de itens.
Mais fácil de navegar e com foco no encontro de pontos próximos ao consumidor, o Mapa agora também conta com interface de fácil utilização em celulares e tablets.
Da Assessoria do Idec