Por: Solon Neto
No último dia 08/06 o Diário Oficial divulgou a nomeação do novo secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério Dorneles da Rocha. Ele assume a partir de então a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), antigo Ministério do Desenvolvimento Social e da Fome (MDS).
Graduado pela Universidade de Passo Fundo (RS), Caio Rocha é especialista em Difusão de Tecnologia no Tratamento de Integração Comunitária além de mestre em Gestão e Políticas Públicas. Também trabalha como servidor de carreira da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul desde 1981, empresa em que foi presidente.
Série de mudanças
O governo interino de Michel Temer (PMDB) realizou uma larga reforma na administração federal assim que assumiu a presidência logo após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff (PT). A reforma ministerial foi uma das mais noticiadas e impactantes. O presidente Michel Temer inaugurou sua gestão interina com uma redução de ministérios, das antigas 32 sobraram 23 pastas.
A antiga pasta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome passou a ser Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A pasta é o resultado da fusão de dois ministérios, o MDS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O comando também mudou de mãos. Saiu Tereza Campello (PT), e em seu lugar entrou Osmar Terra (PMDB).
O MDSA continua um dos ministérios mais importantes politicamente devido a sua relação direta com os programas de transferência de renda, como Bolsa Família e da gestão do Cadastro Único do governo federal.