Representantes do MDS se reuniram com ministros da Argentina, do Uruguai e da Venezuela para avaliar projetos de segurança alimentar e nutricional e de economia solidária desenvolvidos na região
Brasília, 30 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu nesta sexta-feira (30) ministros e vice-ministros da área social da Argentina, do Uruguai e da Venezuela. A XXIII Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul e Estados Associados deu encaminhamento aos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo bloco, com foco na implementação do Plano Estratégico de Ação Social.
Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, o Mercosul Social é uma iniciativa importante para que os países dialoguem na estruturação de políticas sociais convergentes de superação da pobreza extrema, com ações para a garantia da segurança alimentar e nutricional, de economia solidária e inclusão produtiva.
Jannuzzi também destacou a criação conjunta do Prêmio Mercosul Social, que reconhecerá as boas práticas e experiências dos países voltadas à superação da extrema pobreza. O edital do prêmio será lançado durante a Cúpula Social do Mercosul, que será realizada de terça (4) a quinta-feira (6), em Brasília.
A chefe da Assessoria Internacional do MDS, Aline Soares, acrescentou que os países do Mercosul estão elaborando projetos. Entre eles, o projeto de economia social e solidária para a integração regional, assim como a proposta de criação de um marco regional de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas, a exemplo do Marco de Referência brasileiro lançando nesta sexta-feira (30).
A reunião teve a participação da ministra do Poder Popular para Educação Universitária da Venezuela, Marlene Yadira Córdova, do vice-ministro do Desenvolvimento Social do Uruguai, Lauro Meléndez, e da vice-ministra de Desenvolvimento Social da Argentina, Ines Del Carmen Paez. Representantes do Instituto Social do Mercosul, que apoia os países no andamento dos projetos, também estiveram no encontro.
A reunião de ministros ocorre semestralmente no país que está com a Presidência Pro Tempore do Mercosul. Neste momento, ela é exercida pelo Brasil.
Fonte: Ascom/MDS