Uma organização sem fins lucrativos chamada “Salvem as crianças”, que visa um olhar para a infância em todos os contextos, divulgou um relatório que indica que 5 crianças morrem a cada minuto, em todo o mundo, vítimas de má nutrição crônica. Segundo o relatório, 500 milhões de crianças correm o risco, nos próximos 15 anos, de adquirir sequelas permanentes em seus corpos e cérebros.
A organização afirma que a morte de dois milhões de crianças em cada ano poderia ser prevenida se a má nutrição fosse melhor resolvida. A dimensão do fenômeno leva a ‘Salvem as Crianças’ a argumentar que a má nutrição crônica é uma crise escondida que afeta uma em cada quatro crianças no mundo.
Nessas últimas duas décadas a prevalência da fome tem caído de forma acentuada, porém na Coréia do Norte e em cinco países localizados na Africa a situação da fome agravou durante esse período, segundo os dados do 2011 Global Hunger Index.
O índice revelou que o Congo, o Burundi, as Comores, a Suazilândia e a Costa do Marfim apresenta hoje maiores níveis de fome do que em 1990. Ao contrário, o Koweit, a Turquia, a Malásia e o México foram os que conseguiram maiores ganhos contra a fome.
Fonte: Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional