“Nós do Campo”, da Bracell, convida InterSSAN para Oficina de Boas Práticas na Produção de Alimentos

A pesquisadora colaboradora Flávia Negri, do InterSSAN, realizou oficina de Boas Práticas na Produção de Alimentos, no Assentamento Zumbi dos Palmares, município de Iaras (SP). A atividade, que ocorreu ao longo do dia 19/03/2025, contou com a presença de mais de 30 representantes das cidades de Agudos, Borebi, Iaras e Paulistânia.

A Oficina é uma das atividades integrantes do Projeto “Nós do Campo”, da Bracell, uma das líderes mundiais na produção de celulose solúvel. O projeto se propõe a promover segurança alimentar e possibilidades de renda a pequenos produtores rurais de seis assentamentos do interior paulista, uma iniciativa da Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia, e é executado pelo Instituto Giramundo Mutuando.

Os participantes, em sua maioria, faziam parte de Associações e Cooperativas e puderam iniciar o encontro expondo seus trabalhos, produtos e interesses no processamento de alimentos. Foram relatados diferentes processamentos de frutas (polpa congelada, compota, doce, geleia), vegetais (minimamente processados, picles), ervas, temperos e chás (desidratados e pastas), leite (queijos, requeijão e doce de leite), licor, pães e mel.

A atividade introduziu os participantes às Boas Práticas na Fabricação e Comercialização de Alimentos, contemplando assuntos como doenças transmitidas por alimentos (DTA), riscos à saúde, práticas de higienização pessoal e do local de produção e conservação dos alimentos. Com o apoio do engenheiro agrônomo Marcio Campos, consultor do Instituto Giramundo no Projeto “Nós do Campo”, foram trazidos e reforçados elementos importantes sobre a rotulagem, comercialização e legislação. Foram distribuídas cartilhas sobre Agroecologia e Comercialização na Agricultura Familiar, além de material resumido sobre as Boas Práticas. Ao final, ainda foi desenvolvida dinâmica que simulou a composição do preço final dos alimentos produzidos.