NUTRICAST UNESP – O que os Nutricionistas devem saber antes de criar redes sociais

Por Renata Steffany do Nascimento

 

Com o grande acesso e uso das redes sociais por toda a população, independente da classe social, idade e nível de escolaridade, uma nova oportunidade surgiu para os nutricionistas mostrarem seu trabalho e compartilharem além do consultório, seu conhecimento e informações sobre alimentação, nutrição e estilo de vida saudável.

Entretanto, a linguagem da internet é diferente da aprendida durante o Curso de Nutrição e com experiência na prática clínica, por isso surgiu através da demanda, cursos para nutricionistas aprenderem a se comunicar pelas redes sociais. Além disso, diversas páginas na internet auxiliam os profissionais na busca por temas para os conteúdos a serem postados em suas redes sociais que despertem o interesse do público.

Um estudo de 2019 revelou que blogs de alimentação saudável de sucesso, possuíam características comuns, como:
➔ Postagens com textos claros e objetivos;
➔ Estilo de escrita de fácil compreensão dos leitores;
➔ Escolha do vocabulário por palavras menos complicadas;
➔ Layout comum entre as páginas, sendo os textos acompanhados por imagens ilustrando a temática abordada;
➔ Conteúdos que forneciam dicas práticas para alimentação do dia a dia;
➔ Receitas saudáveis e alimentos da estação e/ou da moda, como o óleo de coco.

Mas antes de buscar o que atrai a atenção do público, os nutricionistas devem se atentar ao que diz o Código de Ética e Conduta do Nutricionista. O documento dispõe de um capítulo inteiro de como deve ser a conduta dos profissionais nos meios de comunicação, o que inclui as redes sociais, sendo indispensável essa leitura antes de iniciar as postagens. Em seu artigo IV, o Código dispõe do Art. 53 ao Art.58, orientações de como os nutricionistas devem conduzir seu conteúdo publicamente. O Art. 63 do Código também apresenta aos nutricionistas que é proibido a publicidade e propaganda de marcas relacionadas a alimentação e nutrição nas redes sociais. Portanto, os nutricionistas que tiverem interesse em criar conteúdo na internet, devem estar atentos aos direitos e deveres expostos pelo Código de Ética da sua profissão.

 

Para saber mais:
METE, Rebeca, et al. Reframing healthy food choices: a content analysis of Australian healthy eating blogs. BMC Public Health (2019).

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN Nº 599, de 25 de Fevereiro de 2018 . Dispõe sobre o Código de Ética e Conduta do Nutricionista e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de Abril 2018.

 

Renata Steffany do Nascimento
Texto elaborado para a disciplina “ Teoria e Prática em Comunicação” – Do curso de Graduação em Nutrição do Instituto de Biociências da UNESP.