Nutricionista aborda alimentação nas festas de final de ano





Carina Alcalá recomenda que sejam
valorizadas as receitas de família

A articuladora regional da Rede Sans, nutricionista Carina Alcalá Garcia, aborda como priorizar a alimentação saudável, adequada e solidária nas festas de final de ano.
Confira a entrevista

Pensando na alimentação saudável, adequada e solidária, quais são as recomendações que você daria quanto à aquisição de produtos para as festas de final de ano? O que os consumidores devem observar?
Carina Alcalá: O ideal é planejar um cardápio para comprar somente o necessário e evitar exagero e desperdício. No momento da compra, o consumidor deve observar a aparência, data de validade e procedência do produto. Se possível, preferir os alimentos orgânicos e frescos, produtos produzidos localmente e escolher frutas, verduras e legumes da época. Os temperos naturais (alho, cebola, orégano, gengibre, tomilho, alecrim, pimenta, etc) são mais indicados.
Agora em relação à manipulação e armazenamento de alimentos mais utilizados nesse período como, por exemplo, carnes, frutas e doces, como devem ser realizados esses procedimentos?
Carina Alcalá: Nesta época, devido ao calor que favorece o crescimento de microrganismos, deve-se evitar ao máximo, que os alimentos fiquem fora da geladeira, à temperatura ambiente. Se forem preparadas com antecedência, o melhor é colocá-los na geladeira, em um recipiente fechado e guardá-los novamente logo após a ceia. 
As carnes devem ser assadas cobertas com papel alumínio, lentamente, no fogo médio, para que a temperatura no interior delas possa garantir o cozimento, não podem estar cruas ao serem cortadas ou fatiadas.
A higiene do alimento é fundamental para prevenir doenças, por isso, deve-se lavar bem as frutas, verduras e legumes em água corrente, com ajuda de uma escovinha própria, deixar de molho em uma solução sanitizante (água clorada – para cada litro de água colocar uma colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos e enxaguar bem.
Você poderia dar algumas sugestões de alimentos e preparos que podem substituir os pratos tradicionais e, ao mesmo tempo, priorizar a alimentação saudável, adequada e solidária?
Carina Alcalá: Experimentar um pouco de cada coisa pode ser uma opção perigosa devido a grande variedade que encontramos nessas festas. O melhor é começar a ceia com uma salada completa e charmosa, preparada com folhas, legumes e frutas. 
Os peixes e aves (frango e peru) assados são boas opções de carne. Tomar cuidado com os alimentos fonte de carboidrato (massas, farofa, arroz, salada de batata), preferindo uma porção menor de apenas uma delas. Para sobremesa, as frutas secas, frescas ou em caldas são excelentes. No preparo de doces, preferir ingredientes desnatados ou em versão light.
Outro aspecto importante é valorizar as receitas de família, das avós, das tias, repassando as receitas para as gerações futuras, que além do sabor e do cheiro, transmitem sentimentos e boas lembranças.