Ontem (24/9) foi votado no Congresso Nacional o veto 21/2019 sobre o Consea – o resultado foi o esperado – foi mantido: https://www.congressonacional.leg.br/materias/vetos/-/veto/detalhe/12405/4.
Temos agora a formalização do que já estávamos vivendo estes últimos meses, a inexistência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Os Conseas estaduais e municipais e as conferências que vem acontecendo são elementos essenciais para que não se desmantele definitivamente o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ampliando as articulações, aprofundando a reflexão política, o acompanhamento e defesa de políticas e programas que são essenciais para que o quadro de fome e insegurança alimentar não se agrave ainda mais.
É importante dar visibilidade ao que está acontecendo, para além das redes sociais individuais, as equipes de comunicação das organizações e movimentos são chamadas para não apenas divulgar análises e notícias mas também contribuir para uma estratégia efetiva de comunicação ampla.
Mais do que nunca todo o processo de mobilização e parcerias para a CONFERÊNCIA POPULAR PELA SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
no 1º semestre de 2020 é vital.
A Conferência Popular não é uma atividade e sim um processo de aprendizado e troca coletiva que já começou e acontece a cada ação que realizamos desde já onde estivermos.
16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Atendam e concretizem o chamado para que os movimentos, organizações, coletivos formais e informais organizem atividades diversas pela “Comida de Verdade: Por um País sem Fome e uma Alimentação Saudável e Sem Veneno”.