Oficina: Indicadores para monitoramento de planos públicos de SAN

No dia 12 de abril de 2019, no prédio do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI (Praça da SÉ – São Paulo), ocorreu uma oficina realizada pelo INTERSSAN, para apresentação e discussão de uma proposta de indicadores para monitoramento de planos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Conforme sugestão contida no II Plano Nacional de SAN, tais indicadores foram sistematizados em seis dimensões: 1. Produção e Disponibilidade de alimentos; 2. Renda e condições de vida; 3. Acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo água; 4. Saúde e nutrição; 5. Educação; 6. Programas e ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

A abertura da Oficina foi realizada pela Coordenadora da Rede SANS e do INTERSSAN, Profa. Maria Rita Marques de Oliveira, também pela Pós Doutoranda Karina Rubia Nunes. Foi explicitado aos presentes o compromisso do INTERSSAN, através do convênio realizado entre o antigo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e a UNESP, para o assessoramento dos estados do Paraná e São Paulo na formulação e execução de ações e planos de SAN.

Em seguida, o Prof.Dr. José Giacomo Baccarin, da UNESP Jaboticabal, fez apresentação relativa às duas primeiras dimensões. 1.Produção e Disponibilidade de alimentos; 2. Renda e condições de vida. Destacou questões conceituais e apresentou indicadores referentes à situação nacional e, em alguns casos, dos estados do Paraná e São Paulo. Com vista a assessorar municípios paranaenses e paulistas na construção de planos locais de SAN, o Professor destacou ser necessário que os indicadores apresentados sejam adaptados ou reformulados para as condições de cada localidade. No debate com os presentes isto também ganhou destaque, avaliando-se que os indicadores devem ganhar uma forma mais manejável pelos atores públicos e da sociedade civil dos municípios que formulam e monitoram seus planos de SAN. Como resultado desse encontro o grupo irá se reunir por videoconferência para a apresentação e discussão das outras quatro dimensões. Ao final, com a incorporação de sugestões e críticas, as propostas de monitoramento das seis dimensões serão disponibilizadas no site da Rede SAN. A próxima reunião ocorrerá 10 de maio de 2019.

Na oficina do dia 12 de abril estiveram presentes membros das secretarias estaduais de São Paulo que já trabalharam na formulação no Plano Estadual de SAN do Estado ,membros das secretarias estaduais do estado do Paraná envolvidos com a construção do plano estadual de SAN do Paraná, atores envolvidos com as  secretarias municipais que já trabalharam na formulação de planos municipais de SAN, além de professores,graduandos,mestrandos, doutorandos e Pós-Doutorandos da academia  (USP, UNESP).

 

Segue os documentos com os indicadores para download:

Dimensão I

Dimensão II

Dimensão III

 

Fotos da oficina: