Primeira reunião do SIG Obesidade em Córdoba – Argentina

participantes-reuniao-sig-cordoba-2

A primeira reunião do SIG Obesidade aconteceu entre os dias 08 e 09 de junho, em Córdoba, Argentina, como parte da comemoração dos 100 anos das Reforma Universitária Argentina. O SIG ou Grupo de Interesse Especial reúne atores de um interesse comum para trabalharem colaborativamente, com apoio das tecnologias virtuais, no caso a plataforma NutriSSAN.  Nessa reunião, com o objetivo de conscientizar e chamar atenção para os casos de obesidade, foram discutidos  temas que irão compor o documento do SIG, como índices de obesidade, políticas públicas, sistemas de saúde, atenção primária, rotulagem e regulação de propagandas, entre outros. Também foram discutidas estratégias e formas de melhorar a divulgação e visibilidade do grupo para o público no geral.

participantes-reuniao-sig-cordoba-3

A expectativa é de que futuramente com essas discussões de como as coisas são planejadas, estruturadas e executadas em outros países, possamos nos inspirar, adaptar e criar modelos mais inovadores e adequados para o Brasil. Um caso bastante em pauta no momento e que o Brasil está se inspirando, é o das etiquetas em rótulos de alimentos no Chile e Equador, que visa ajudar à população a controlar os níveis de açúcares, gorduras saturadas, sódio e calorias que ingerem. Os alimentos que excedam os valores permitidos pela norma recebem um rótulo indicando “alto nível de açúcares”, “alto nível de gorduras saturadas”, “alto nível de sódio” ou “alto nível de calorias”.

O SIG obesidade é formado por pesquisadores da UNESP – Brasil, Cordoba – Argentina, Bio Bio – Chile e UTPL – Equador. O propósito do encontro que aconteceu junto com a XXI Jornada de Fundacion en Medicina Nutricional Y Obesidade. Nossas representantes da UNESP foram as professoras Maria Rita Marques de Oliveira, Thabata Koester Weber e a graduanda de nutrição Mariana Santa Rossa Miranda.

participantes-reuniao-sig-cordoba-1