Produção e disponibilidade de alimentos no Brasil

rede-sans-foto-1

O INTERSSAN (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) tem uma frente de trabalho voltada para as políticas publicas. O grupo de trabalho responsável por essa frente tem trabalhado para o levantamento e monitoramento de indicadores de segurança alimentar e nutricional (SAN). Essa primeira notícia traz informações sobre a dimensão de produção e disponibilidade de alimentos.

A produção e disponibilidade de alimentos no Brasil é a primeira dimensão do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN). Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a produção não pode ser confundida com a disponibilidade de alimentos, uma vez que parte do que é produzido é exportado. Entretanto, quando importamos alimento, a disponibilidade interna aumenta e devemos levar em conta que existem perdas e desperdícios na produção.

As principais atividades pecuárias no Brasil são bovinocultura, avicultura e suinocultura, e as lavouras mais expressivas são de: café, cana-de-açúcar, mandioca, algodão, arroz, feijão, milho, soja e trigo. Devido ao aumento da disponibilidade de alimentos e melhoria ao acesso pelos mais pobres, em 2014 o Brasil deixou o Mapa da Fome Mundial (FAO, 2015); diminuindo a prevalência da desnutrição.
A participação da agricultura familiar tem grande relevância no fornecimento dos alimentos in natura ou com pequeno grau de processamento consumido pelos brasileiros. Assim, as políticas que incentivam a agricultura familiar, beneficiam tanto produção de alimentos e a desnutrição; como combatem a pobreza, pois gera renda aos produtores. Portanto, os pequenos produtores originam grande parte dos produtos e o estímulo a sua produção gera renda no meio rural. Estes produtos contribuem na melhoria nutricional através do consumo, implicando em ganhos na saúde pública.

rede-sans-foto-3

Acesse na integra para visualização do material completo: Rede Sans – Indicadores

 

Grupo de Trabalho Monitoramento de Indicadores de SAN
José Giacomo Baccarin
Karina Rubia Nunes
Pietra Antônia Filiol Belin
Adriano Ezequiel Fonseca