No dia 26 de maio, a Fundação da Cidade de Lisboa, em Portugal, sediou o Workshop SKAN: Promover a colaboração internacional no setor agroalimentar. A iniciativa tem por objetivo facilitar a troca de experiências e tecnologia entre as nações membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na área da agricultura e segurança alimentar. No Workshop. o enfoque especial foi sobre as relações entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
Uma das representantes do Brasil no encontro, foi a professora Maria Rita Marques de Oliveira, atual assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Diretora Técnico-Científica do Programa SSAN-Unasul. Maria Rita apresentou o trabalho desenvolvido sob o convênio entre a Unesp e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) brasileiro, que estimula uma Rede de pesquisadores brasileiros e dos demais países da América do Sul a desenvolver trabalhos científicos e políticas públicas na área de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
“Os interesses dos presentes em relação ao Brasil versaram sobre a pesquisa básica e relações comerciais. O Brasil é visto como um grande mercado e como detentor de tecnologias de ponta por parte de pesquisadores e empresários portugueses”, destacou a professora do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp).
A sessão de abertura foi realizada por Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, e Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Em seguida, Luís Mira da Silva e Filipa Sacadura, do INOVISA, fizeram uma apresentação sobre a Plataforma SKAN, focando nos resultados alcançados e perspectivas futuras.
Na continuação do evento, os participantes – políticos, empresários e acadêmicos – puderam participar de três sessões de discussão em grupo sob os temas: Necessidades e oportunidades de colaboração; Potenciar as parcerias internacionais; e O conhecimento e a tecnologia no desenvolvimento do sector agroalimentar.
Rede SKAN
Criada pela Associação para Inovação e Desenvolvimento Empresarial, do Instituto Superior de Agronomia (INOVISA), da Universidade de Lisboa, a Rede SKAN (Shering Knowledge Agrifood Networks) busca promover a cooperação entre Europa, América Latina e África para o desenvolvimento agrícola, com promoção do trabalho colaborativo e transferências de tecnologia. A iniciativa é apoiada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU).
A professora da Unesp, Maria Rita de Oliveira, ainda participou de reuniões no Ministério da Agricultura de Portugal e na sede da CPLP. Como encaminhamento, após os encontros, será incentivada a criação de banco de tecnologias da Unasul, a partir do modelo lusitano. Além disso, mais dois encontros deverão acontecer: em 15 de julho encontro de Universidades, em Cabo Verde, e no segundo semestre deverá ocorrer outro semelhante, em Minas Gerais (Brasil).
Sérgio Viana – Rede SSAN-Unasul, com informações da FAO