O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa, neste mês de agosto, mais de R$ 16 milhões para 18,5 mil famílias extremamente pobres da zona rural por meio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, do Plano Brasil Sem Miséria. Do total, mais de 6 mil agricultores familiares irão receber a primeira parcela dos recursos para investir em projetos que apoiam o desenvolvimento produtivo com geração de renda e melhoria da qualidade de vida.
De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos, o programa une a assistência técnica ao apoio financeiro, o que melhora a produção de uma família que, até então, não produzia o suficiente para gerar renda.
Na ação desenvolvida pelo ministério, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cada família recebe R$ 2,4 mil para investir em um projeto produtivo que amplie ou diversifique a produção de alimentos na propriedade familiar.
Esse valor, não reembolsável, é transferido às famílias em parcelas, por meio do cartão do Programa Bolsa Família, de acordo com as etapas previstas no projeto. O pagamento dos recursos financeiros do Programa de Fomento segue o cronograma do programa de transferência de renda.
As famílias têm acompanhamento individualizado e continuado dos agentes de assistência técnica e extensão rural, que desenvolvem, em conjunto com os beneficiários, projetos produtivos com a finalidade de aumentar a produção, a qualidade e o valor do plantio e da criação de animais.
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
Fonte: Portal do Ministério de Desenvolvimento Social