Realizada a 5ª edição do Minicurso de Formação em “Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia”

Integrantes do projeto “Tecnologias Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional: vídeo e fotografia como possibilidade de valorização de saberes em Agroecologia e Educação do Campo” registraram através de vídeos e fotografias a 5ª edição do Minicurso de Formação em “Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia”.

Entre os dias 7 a 9 de setembro de 2018, participaram do minicurso: professores da Educação Básica, professores universitários, estudantes do ensino superior, camponeses e assentados, e demais sujeitos, de diferentes cidades e estados, no Assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) – Luiz Beltrame de Castro, localizado em Gália/SP.

O objetivo do minicurso consiste em estabelecer diálogos e discussões acerca da questão agrária e das práticas agroecológicas, assim como a prática da cooperação. Dessa forma, promoveu mesas de debates e oficinas, – compostas professores e pesquisadores universitários e por membros do MST -, com os seguintes temas: “História do Assentamento Luiz Beltrame”, “Análise de Conjuntura”, “Fundamentos da Agroecologia”, “Educação do
Campo e Agroecologia” e a “Oficina de Sistemas Agroflorestais”, além de atividades culturais como roda de capoeira.

No minicurso, as integrantes do projeto fizeram registros da mesa sobre a história do assentamento Luiz Beltrame e da discussão acerca das práticas agroecológicas, além de realizar entrevistas em vídeo com quatro assentados, abordando questões que perpassam a agroecologia, a organização, a distribuição e a circulação da produção, assim como o consumo dos alimentos produzidos nos sistemas agroflorestais pelas famílias que possuem o sistema em seus lotes.

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A organização do evento se deve aos Coordenadores do Curso de Ensino Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio (ETIM); ao CEPEA; ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); ao Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos (IBEC); ao Grupo de Pesquisa Organizações & Democracia (GPOD) – UNESP/Marília; e o Instituto Laudenor de Souza.