Rede debate Sociotecnologia, Soberania e Segurança Alimentar

No dia 16 de junho, acontece mais um Seminário Internacional do Programa Rede Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da União das Nações Sul-Americanas (Rede SSAN-Unasul), desta vez na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sob o temaSociotecnologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar.

Pesquisadores de Brasil, Chile e Venezuela, se reunirão com o objetivo de debater conceitos fundamentais à Rede, como a própria Soberania e a Segurança Alimentar, além da Sociotecnologia, tema que será abordado pelo professor de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, pela UFRJ, Ivan da Costa Marques.

Marques explica que a abordagem sociotécnica induz a uma percepção que não separa dimensões como o técnico, do político, ou o natural, do cultural. Como se num espetáculo de Dança (cultura) não fosse possível excluir o som (natural/físico) das músicas.

“Dizer ‘isto é uma questão técnica’ ou ‘isto é uma questão científica’ é um ato propriamente político porque se destina a excluir os chamados ‘leigos’ das decisões a serem tomadas sobre essa questão. A abordagem sociotécnica vai nos dizer que se insistirmos em entender como uma situação dita “técnica” se configurou, não será possível traçar uma linha separatória nítida entre o “técnico” e o “político”. A abordagem sociotécnica nos mostra que a ideia de que as ciências trilham um hipotético caminho da busca desinteressada da verdade não é mais do que uma construção cujo tempo passou”, afirma o professor Ivan.

Além da discussão sobre o conceito de Sociotecnologia, o Seminário Internacional da Rede SSAN-Unasul debaterá o conceito de Soberania Alimentar, com o também professor da UFRJ e referência na área para o Brasil, Renato Sérgio Maluf. Encerrando o evento, Vanessa Shottz (UFRJ) e Jennifer Bernal, da Universidade Simón Bolívar, da Venezuela) discorrerão sobre o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento ainda contará com a presença da Diretora Técnica da Rede SSAN-Unasul, professora Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp), e do deputado federal, Padre João, que traçara um panorama sobre ‘As articulações políticas para a promoção da SSAN na América Latina’.

O público alvo do Seminário Internacional são gestores públicos e pesquisadores da Rede SSAN-Unasul, mas todos os interessados poderão acompanhar a transmissão ao vivo da TV Unesp, através dos links www.tv.unesp/unasul ou unesp.tv/unasul.

Serviço

Evento: Seminário Internacional – Sociotecnologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar

Data: Dia 16 de junho de 2015, das 9h às 17h

Local: Anfiteatro/Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN)