A Rede Sans foi tema de uma oficina no III Encontro Internacional de Agroecologia, realizado em Botucatu do dias 31 de julho a 3 de agosto. A oficina “Redes e a promoção da segurança alimentar nutricional, sustentável e solidária” foi ministrada pela nutricionista Carla Maria Vieira, com participação da coordenadora da Rede Sans, Maria Rita Oliveira, e a mestranda Flávia Negri, também da Rede Sans.
Para realizar a oficina, a proposta de Carla aos participantes foi que eles construíssem juntos o conceito de Segurança Alimentar e como trabalha-lo em rede. As experiências com a Rede Sans foram compartilhadas durante as dinâmicas. A oficina aconteceu durante a manhã de sábado e durou pouco mais de uma hora.
Rede Sans também esteve no Carrossel de Experiências
Durante o Carrossel de Experiências sobre Dimensão Sociocultural da Transição Agroecológica II, o tema segurança alimentar foi discutido.
Ao todo, seus profissionais representando diversas entidades, empresas e grupos de pesquisas abordaram o tema “Segurança Alimentar e Nutricional e Agroecologia”.
Neste encontro participaram Marilda Petrechen, do Instituto Floravida/Comsan; Maria Rosa Guerreiro, da Caritas/Redesan; Ana Maria Ruiz Tomazoni, da Slow Food Grde ABC; Maria Rita Oliveira, coordenadora da Rede Sans e representando o Instituto de Biociências da Unesp; Josão Paulo Amaral, do Idec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor); e Valdeley Ferreira Kinupp, do IFAM (Instituto Federal do Amazonas).
Na ocasião, Maria Rita Oliveira falou sobre as experiências da Rede Sans ao longo de dois anos de trabalho pelo Estado de São Paulo. Ela salientou a importância de promover a segurança alimentar junto a comunidade e destacou os diversos cursos à distância que capacitaram mais de duas mil pessoas para esse tema.