Região do Vale do Ribeira promove seminário

            No dia 6 de julho, foi realizado o 1º Seminário de Segurança Alimentar do Vale do Ribeira, que teve como tema central o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

            O evento contou com 180 participantes de diversas cidades como Registro, Sete Barras,  Juquiá, Jacupiranga, Pariquera Açu, Cajati, Cananéia, Eldorado e Barra do Turvo.  
            Integraram a mesa de abertura do seminário Márcia Schimidt, delegada Interina do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Sandra Kennedy Viana, prefeita de Registro e coordenadora do Conselho Nacional de Secretários do Estado da Administração (Consad); Isabel Cristina Antunes, coordenadora do Comitê Temático de Segurança Alimentar (CTSANS); e Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora geral da Rede Sans e professora da Unesp.
           O público foi composto por agricultores, nutricionistas, agrônomos, integrantes do Conselho de Alimentação Escolar, indígenas, quilombolas, técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, da Fundação Nacional do Índio, do Instituto de Cooperativismo e Associativismo, e membros da Rede.
          Foram abordados os assuntos Ações da Rede Sans no Estado de São Paulo com foco no PNAE; Política pública de alimentação escolar e planejamento produtivo; Desafios para o fortalecimento da agricultura familiar e a prática integrada do PNAE; e aspectos legais e nutricionais do PNAE.   
          Durante o evento, houve apresentação dos indígenas da aldeia Itapumirim, de Registro,
exposição de produtos da biomassa da banana verde pelos quilombololas do Peropava e também de produtos da agricultura familiar do Vale do Ribeira.
         “O seminário foi muito produtivo, saíram demandas para melhorar o Programa de Alimentação Escolar no Vale do Ribeira e terá continuidade o assunto dentro da câmara temática de segurança alimentar do Consad que tem reuniões toda primeira quarta-feira do mês, às 14 horas, no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Registro”, comentou Isabel.