A Coordenadoria de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional, realizou com sucesso três oficinas culinárias nesta semana.
A primeira ocorreu no último dia 19, na Cozinha Escola Comunitária, com a participação de 29 pessoas, que tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar diversos tipos de ovos, trufas e coelhos de chocolate coloridos. A técnica é muito interessante, pois torna os produtos diferenciados e muito atrativo para crianças durante a Páscoa.
A outras duas ocorreram no dia 20, nos CRAS do Valle Verde e do Jd São Rafael, das quais participaram 30 pessoas. Nestas oficinas foram apresentadas receitas práticas de salgados e biscoitos, o que possibilita alternativas para a geração de trabalho e renda, com retorno financeiro rápido, para as pessoas em vulnerabilidade social.
Estas oficinas foram realizadas de forma integrada e intersetorial, com a participação efetiva de estagiários do curso de nutrição de universidades locais, que somaram esforços com os gestores da Gerência de Proteção Básica e com a equipe técnica do Núcleo de Educação Alimentar e Nutricional.
Todas estas ações fazem parte da política municipal de segurança alimentar e nutricional e atendem as demandas populares advindas da conferência municipal, quando foi solicitada a realização de cursos nos diversos bairros no município.
O ciclo de oficinas culinárias continua nas próximas semanas nos CRAS, onde os interessados devem realizar as inscrições, das 8 às 16h.