Seminário no Ceará reúne diversos pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional

Entre os dias 5 e 7 de abril, pesquisadores em Segurança Alimentar e Nutricional, trabalhadores ligados à área e outros representantes do setor público participaram do I Seminário Internacional de Soberania e Segurança Alimentar dos Países de Língua Lusófona, no campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na capital estadual Fortaleza. Além da comemoração pelos 40 anos do curso de Nutrição da UECE, um dos principais objetivos do Seminário foi o fortalecimento do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP).

seminario segurança alimentar e nutricional UECE - ceara (2)

Participaram do evento representantes da UECE, da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) de Redenção (CE) e de São Francisco do Conde (BA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade de Cabo Verde (UNICV) e dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará e de Fortaleza. Virtualmente, participaram online do evento pesquisadores da Universidade de Zambeza (Moçambique), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membros da Coordenação-Geral de Extensão Tecnológica do Departamento de Políticas e Programas para a Inclusão Social, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

seminario segurança alimentar e nutricional UECE - ceara (7)No dia 5, o Seminário foi aberto a toda comunidade interessada em acompanhar as apresentações e debates entre os participantes. Além de alunos de graduação e pós-graduação da UECE, participaram gestores de políticas de SAN no Estado e capital do Ceará. As instituições representadas apresentaram diversas ações na área da Soberania e SAN e suas perspectivas. Presente ao evento, a professora Maria Rita Marques de Oliveira, do Instituto de Biociências da UNESP, destacou o futuro Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CCT&ISSAN), projeto executado através de convênio entre a Universidade paulista e o MCTIC, que busca articular e concentrar grupos de pesquisadores envolvidos com SAN, sobretudo no âmbito da CPLP.

No dia 6, pesquisadores realizaram uma reunião entre os presentes e participantes online. Dos encontros foram extraídas propostas de trabalho, como compor um grupo de pesquisadores brasileiros e africanos para se dedicar ao estreitamento de laços e ampliação da Rede que forma o Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades da CPLP.

No último dia do Seminário (7), os participantes realizaram uma visita ao campus de Redenção, da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). A instituição pretende oferecer cursos de especialização em SAN para africanos e cearenses, em breve.

seminario segurança alimentar e nutricional UECE - ceara (4)

\\(\)\[\]\\\/\\\ ”'”><\'/ comentado -->