A Embrapa está disponibilizando o SOMABRASIL, Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil.
A análise e interpretação de grandes quantidades de informação disponibilizadas em extensas bases de dados são sempre bastante laboriosas e restritas a grupos de interesse com habilidades nessa área. O SOMABRASIL foi criado para organizar, integrar e disponibilizar bases de dados geoespaciais de forma bastante amigável, via WEB, por meio de ferramentas de análises espacialmente explícitas e de visualização dinâmica, permitindo um acompanhamento da produção agropecuária.
O sistema reúne informações úteis para o monitoramento da dinâmica da agropecuária e para o entendimento das mudanças de uso e cobertura das terras no Brasil. Outros sistemas também vêm sendo desenvolvidos para auxiliar decisões e políticas públicas em vários níveis e escalas. Entretanto, essas plataformas muitas vezes apresentam informações geoespaciais focadas em um tema específico. É fundamental a organização e integração de variáveis censitárias com dados gerados a partir do sensoriamento remoto em uma base de dados geográficos do Brasil, de forma a permitir estudos e atividades para a caracterização e o monitoramento das atividades agropecuárias, a conservação de recursos naturais, a realização de mapeamentos e zoneamentos.
O SOMABRASIL conta com mais de 14 mil usuários, principalmente do meio acadêmico e da gestão pública. Qualquer esforço de divulgação das suas funcionalidades para outros grupos de usuários ou para a população em geral poderá facilmente multiplicar o número de beneficiários atual. A tecnologia pode incorporar outras funcionalidades e outras bases de dados, sendo passível de ser customizada para atendimento de demandas de clientes específicos.
Novas bases: Foram disponibilizadas 5 novas bases de dados (1 – o mapeamento das áreas com culturas agrícolas temporárias na região do Matopiba (2006 a 2012), 2- o monitoramento das pastagens degradadas do Cerrado, 3 – dados sobre precipitação acumulada, 4 – precipitação média e anomalias para diferentes períodos e o 5 – mapeamento da agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil).
Quem ganha com isso
Produtores rurais, pesquisadores e gestores públicos e a sociedade em geral.
Abrangência geográfica
O SOMABRASIL cobre a agropecuária de todo o território nacional.
Benefícios econômicos e sociais
A interface WebGIS permite ao usuário interagir com as bases de dados por meio de consultas básicas e avançadas para gerar informações úteis a zoneamentos, monitoramentos da dinâmica espacial da agropecuária, prioridades para a pesquisa e as políticas públicas. Essa capacidade contribui para o entendimento das mudanças de uso e cobertura das terras. Tal entendimento permite ao usuário rever a forma de atuação da agricultura nos territórios e antecipar possíveis problemas econômicos ou sociais devidos a essa prática.
Parceiros
Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República
Onde Encontrar:
Embrapa Monitoramento por Satélite Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
Fonte: Embrapa