Site envolve escolas, alunos e pais para a construção de cantinas saudáveis

Além do excesso de peso dos adultos brasileiros – que, segundo pesquisa Vigitel 2012, já atinge 51% da população, sendo 17% de obesos –, as crianças e adolescentes também estão apresentando aumento de peso. E é justamente nesta fase da vida que se constroem os hábitos alimentares que podem definir a saúde dos adultos. Para reverter essa situação e promover a alimentação saudável, o Ministério da Saúde em parceria com a Federação Nacional das Escolas Privadas (Fenep) lançou o site Cantina Saudável.

O site é a continuação de um projeto que começou em 2012, quando o Ministério da Saúde e a Fenep fecharam um acordo para tornar as cantinas mais saudáveis. “É uma ação que pretende chegar às famílias a aos alunos, dar mais capilaridade ao projeto de maneira que as famílias possam ser ouvidas, e não só o diretor e cantineiro da escola”, explica Amábile Pacios, presidente da Fenep. Segundo ela, houve uma grande adesão das escolas do país todo.

Essa será uma ferramenta de apoio para divulgar as ações de promoção da alimentação saudável nas escolas. “A expectativa é acompanhar o processo de adesão voluntária, conhecer o perfil das escolas, bem como as ações que são desenvolvidas. Além disso, permitirá uma rica troca de experiências entre as escolas, que podem colaborar entre si para a promoção de hpabitos saudáveis”, ressalta Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde.

 

Saiba mais acessando aqui.

Informações Rede Nutri