No dia 11 de fevereiro, foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de alimentos orgânicos e de base agroecológica na alimentação escolar nas escolas municipais.
O projeto é de autoria do vereador Nabil Bonduki. De acordo com ele, a prioridade é para alimentos orgânicos e agroecológicos oriundos da agricultura familiar, sendo previstos arranjos locais para aquisição de alimentos produzidos no próprio município, na zona rural paulistana.“Isso visa o fortalecimento da agricultura familiar paulistana e a conversão da agricultura tradicional para a orgânica, conforme dispõe o Plano Diretor Estratégico”, afirmou Bonduki.
A discussão do projeto começou em maio de 2013, na Semana da Agroecologia realizada na Câmara Municipal e foi aprimorada em duas audiências públicas e inúmeros debates. “A aprovação do projeto é uma importante conquista na luta por uma alimentação saudável, isenta de agrotóxicos, e é fruto da mobilização da sociedade civil”, disse Nabil.
A Prefeitura de São Paulo já começou a adquirir alimentos orgânicos. Em 2014, comprou arroz e banana orgânicos produzidos por agricultores familiares do Vale do Ribeira.
O projeto segue agora para sanção do prefeito Fernando Haddad.
do site Rede Nutri