Inscrições para o evento de amanhã seguem abertas
No dia 10 de novembro, Araraquara receberá uma oficina regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) voltada a gestores municipais, conselheiros e outros agentes envolvidos com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
O evento começará pela manhã e segue ao longo da tarde. Das 8h30 às 12h, o auditório da FATEC, em Taquaritinga, receberá um seminário sobre Segurança Alimentar e o SISAN, e à tarde, das 13h às 16h, a oficina que pretende aprofundar conhecimentos e planejar o SISAN em nível municipal.
A atividade reunirá gestores e toda a região de São Carlos na Av. Dr. Flávio Henrique Lemos, 585. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou através do site www.consea.sp.gov.br.
A reunião é promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea – SP) e contará com a participação da coordenadora técnica-científica da Rede-SANS, a professora Maria Rita Marques de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). A UNESP mantém convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e realiza assessoria de órgãos de Segurança Alimentar e Nutrição (SAN) nos estados de Paraná e São Paulo para a implantação do SISAN.
As oficinas sendo realizadas nas 16 regiões do Estado têm como objetivo a formulação de um Plano Estadual de Segurança Alimentar.
As comissões regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANs) são órgãos com representantes do governo e da sociedade civil, desde que possuam atividades relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
O estado de São Paulo conta com 16 CRSANs, uma para cada região administrativa. A CRSAN da região central do estado é composta pelos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Enerstina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.
São Paulo e Paraná pela Segurança Alimentar
As CRSANs e os Conseas, fazem parte de um projeto federal para acelerar a garantia do direito fundamental da Segurança Alimentar e a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) – Lei 11.346/2006). Para a implementação do SISAN, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, MDSA, antigo MDS, dividiu o país em regiões, sendo Paraná e São Paulo uma delas. A assessoria aos Conseas destes estados na implementação do SISAN fica a cargo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que criou em 2010 a Rede-SANS, um projeto de tecnologia social com o objetivo de interligar os diversos órgãos públicos e privados de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da região. Criado em 2006, o SISAN é composto pela Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, (CONSEA) da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), de Órgãos e entidades de Segurança Alimentar e Nutrição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de instituições privadas.
Parceria entre UNESP e Consea-SP
No início de abril, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através do Consea-SP, firmou parceria com a UNESP em reunião com a presença da Pró-Reitora de Extensão da universidade, Mariângela Spotti Lopes Fujita, da professora Maria Rita Marques de Oliveira e do secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho. A parceria tem por fim a implementação do SISAN em São Paulo, além da criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESANS).
Serviço: Oficina Regional – SISAN
Dia 10 de novembro, das 8h30 às 16h
Local: Auditório do prédio administrativo – FATEC Taquaritinga -Av. Dr. Flávio Henrique Lemos, 585 – Portal Itamaracá – Taquaritinga – SP, CEP 15900-000
Inscrições no local ou pelo site www.consea.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone (11) 5067-0394 (0445).
Por: Solon Neto