A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é a instituição pública de ensino superior com maior volume de compras feitas por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). No ano passado, a universidade gaúcha comprou R$ 6,9 milhões em alimentos da agricultura familiar – quase 65% do total de compras feitas pelas universidades federais.
Em 2017, a UFRGS vai investir R$ 8,2 milhões na aquisição de produtos, o que equivale a 45% do orçamento total da instituição para alimentação. Os gêneros alimentícios são ofertados diariamente a 12 mil alunos e servidores. A ação também fomenta a cadeia produtiva da agricultura familiar, o que contribui para os avanços sociais e econômicos da região.
A nutricionista e diretora da divisão de alimentação da UFRGS, Ludymila Barroso, destaca a iniciativa e a parceria promovida pelo programa. “O aumento do percentual na universidade mostra a importância que damos ao projeto por promover acesso maior de renda aos agricultores e aos alimentos. Por conhecermos a origem e o modo de produção, acabamos oferecendo alimentos mais saudáveis e de ótima qualidade no cardápio”.
Por meio Compra Institucional, a Federal do Rio Grande do Sul já comprou grãos, doces, frutas, hortaliças, carne e sucos orgânicos. Até o dia 4 de abril, está aberto o edital para compra de Leite Integral UHT. O produto irá compor o cardápio das 12 mil refeições diárias servidas nos seis restaurantes universitários, no Colégio de Aplicação e na creche da UFRGS.
A coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDSA, Hétel Santos, destaca o papel da universidade no desenvolvimento regional. “A universidade compra do produtor que está perto dela. O papel da UFRGS tem sido muito importante pelo fomento”. A legislação atual determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar. “Mas a UFRGS já vem fazendo editais específicos e ajudando os produtores fornecerem seus produtos”, reforça.