O Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da USP e o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Alimentos da Unesp de Araraquara apresentaram propostas para a Agenda de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional promovida pelo CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Os temas foram discutidos entre alunos e professores, até que algumas sugestões fossem apontadas. Confira como foi em cada universidade.
USP
O Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional da USP realizou no dia 19 de julho um debate sobre as Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional, e fez suas contribuições à Consulta Pública para a Agenda de SAN promovida pelo Consea Nacional.
O Grupo tem ênfase na pesquisa em Agricultura Urbana e Periurbana e os aspectos relacionados à Promoção da Saúde, sendo assim, as sugestões foram no sentido de reforçar a pesquisa nessas duas frentes.
Confira os temas sugeridos:
Agricultura Urbana e Periurbana
– Associação da agricultura urbana e periurbana a serviços públicos para construção de políticas e ações de promoção da saúde dentro do SUS e do SISAN.
– Agricultura urbana e periurbana como estratégia de criação de espaços de sociabilidade e pertencimento no planejamento urbano de cidades saudáveis e sustentáveis.
Políticas Públicas e SAN
– Regulação da comercialização de alimentos em espaços públicos tendo em vista o DHAA e a SobA, tratando a alimentação como um bem público (ex.: creches; escolas; hospitais; terminais de ônibus, metrôs e trens; etc.)
Unesp
Já na Unesp, o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Alimentos de Araraquara mandou propostas para cinco temas diferentes na linha de pesquisa referente à saúde. Confira as propostas apresentadas para cada tema:
Tema 1
– Estudo da capacidade de resiliência das comunidades em situações de insegurança alimentar e nutricional
– Estudo dos determinantes que levam a insegurança alimentar e nutricional
– Georeferenciamento do estado nutricional
Tema 2
– Impacto na Saúde: SAN dos trabalhadores (manipuladores) da cadeia produtiva dos alimentos
– Sustentabilidade e saúde: qualidade sanitária da cadeia produtiva de alimentos
– Estudo sobre o acesso aos alimentos na residência e fora desta e políticas públicas de acesso
Tema 3
– Estudo do processo de ensino e aprendizagem em SAN (aderência a determinados comportamentos)
– Determinantes do comportamento alimentar
– Educação em Saúde/SAN – acesso a informação por meio de tecnologias e mídias sociais
Tema 4
– Estresse e gasto energético de indivíduos que vivem no campo e na cidade.
– Tecnologias de cuidado à saúde.
– Cuidados em grupos de risco (idosos, crianças, gestantes)
– Cuidados com sobrepeso, obesidade, obesidade grave e cirurgia
– Estímulos psicológicos ocasionados pela propaganda
Tema 5
– Monitoramento do entendimento, da utilização e das respostas referente aos mecanismos de realização do direito humano à nutrição/alimentação adequada em territórios de vulnerabilidade e risco social.
Saiba mais sobre a Agenda do CONSEA clicando aqui.