Vários municípios concluíram mais uma edição do Interanutri

No dia 21 de junho, foram realizados, nos municípios de Capão Bonito e Itapeva, os encerramentos dos cursos Interdisciplinaridade, alimentação e nutrição (Interanutri) promovidos pela Rede de Defesa e Promoção da Alimentação, Saudável, Adequada e Solidária (Rede Sans).
           Em Itapeva, a finalização do Interanutri contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marco André Ferrreira; da Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Eliana Correia; do articulador da Rede Sans, Rafael Campolim; da articuladora local Cláudia Teles, além das integrantes da equipe interdisciplinar Paula Máximo Torres e Carolina Jorge dos Santos.
            Durante o evento, o secretario de Saúde falou da importância do trabalho desenvolvido pela Rede Sans e parabenizou os alunos.
             A articuladora local, Joana de Oliveira, realizou apresentação sobre a Rede Sans e divulgou as inscrições para tutores e alunos interessados em participar de nova turma do Interanutri na modalidade agente.
               Foram apresentados 16 projetos e os alunos, inclusive, levaram produtos elaborados por eles e que priorizaram os aspectos saudável, adequado e solidário.
              Já em Capão Bonito, a atividade de conclusão da modalidade agente do Interanutri ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, compareceram integrantes da equipe interdisciplinar da Rede Sans e os tutores Fabricio Olivati e Fabiola F. A. Kawai. 
             Houve exposição dos trabalhos realizados nas unidades de saúde e em bairros das zonas urbana e rural e os conteúdos foram avaliados por representantes da Rede Sans.         
            Entre os projetos desenvolvidos estiveram “Horta comunitária: projeto acolher na Escola Técnica Celso Charuri”; “Reimplantando a Vida 2 com pacientes e funcionários do Centro de Assistência Psicossocial”; “Água é vida:  educação alimentar”; “Horta Vertical”; “Caneca ecológica”;  “Índice de massa corporal em idosos portadores de hipertensão arterial”; Verde esperança: projeto de plantio de mudas frutíferas”; “O homem não pode viver só de pão: qualidade de vida no bairro Santa Isabel”; “Alimentação saudável na gestação, infância e adolescência: projeto da equipe de saúde da família da Vila Aparecida; e “Horta comunitária: projeto da unidade de estratégia de saúde da família do Bairro Cruzeiro”. 
             Em Piracicaba, o encerramento das primeiras turmas Interanutri professor e agente realizadas no município ocorreu no dia 22 na Coordenadoria de Programas de Alimentação (CPAN). No total, participaram 14 alunos e foram apresentados sete projetos.
<><><><>

<><><><>

<><><><>

Encerramento do Interanutri em Piracicaba

No início do evento, as tutoras Bruna Negrelli e Claudia Lacerda deram as boas-vindas aos presentes e realizaram o resgate dos objetivos que nortearam os cursos, além de fazer uma breve retrospectiva de todas as temáticas abordadas, evidenciando a amplitude e diversidade de aspectos da segurança alimentar propostos e discutidos com os alunos.

       A coordenadora da CPAN e articuladora local da Rede Sans, Márcia Juliana Cardoso, explanaram sobre a Rede Sans no município, enfatizando o papel do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea).
Também compareceram articuladoras locais da região de Piracicaba e integrantes da equipe interdisciplinar da Rede Sans.
E em Santa Maria da Serra a conclusão das ativivdades do Interanutri professor ocorreu na Escola Dona Zina Saviolo Cury. foram desenvolvidos 11 projetos por 32 alunos. Na apresentação dos trabalhos, a Rede Sans estev representada pela nutricionista Carolina Godoi Silva Aranha.