Curso capacita nutricionistas para atuação na atenção primária à saúde

Está previsto para o mês de abril o início da 2ª edição do curso Interdisciplinaridade, Alimentação e Nutrição (Interanutri) – modalidade nutricionista, oferecido pela Rede Sans por meio da Fundação do Instituto de Biociências da Unesp (Fundibio).

A capacitação visa estudar, analisar, propor e avaliar ações práticas, concebidas a partir da problematização de situações reais com as quais os nutricionistas se deparam na Atenção Primária à Saúde.

Além de instrumentalizar os participantes em relação às demandas do trabalho no que se refere a ações educativas em diferentes níveis de intervenção, espera-se que eles ampliem a compreensão de suas ações profissionais na atenção a gestantes, crianças, idosos, diabéticos e hipertensos, de forma que, agindo localmente, possam perceber e avaliar, de forma global, as implicações das atividades na perspectiva de execução de políticas públicas.

Entre os tópicos abordados estarão “Porque e para quê estamos na atenção básica: o que eu espero fazer e o que se espera que eu faça”; “Saúde pública e empoderamento: da realidade local à compreensão e execução das políticas públicas”; “As especificidades da educação alimentar e nutricional”; “ O diagnóstico educativo e a problematização”; “Técnicas e procedimentos para trabalhar com grupos”; “Oficinas educativas: propósito, planejamento e avaliação”; “O aconselhamento na Rede de Atenção Primária e na Estratégia Saúde da Família”; “Fome, desejo de comer e outras fomes: como lidar com isso?”; “Atividades educativas com diferentes grupos etários”; “Olhando ao redor e chamando a comunidade a participar do projeto de promoção da saúde”; “Do marketing de alimentos ao marketing pessoal: compreendendo o marketing e combatendo o seu mau uso”; e “Avaliação de atividades educativas”.

A coordenação das atividades será da nutricionista Maria Cristina Faber Boog e os concluintes receberão certificado de curso de aperfeiçoamento emitido pela Unesp.

O curso terá 200 horas distribuídas em 25 semanas. As aulas presenciais acontecerão no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu.

Mais informações e inscrições estão disponíveis aqui.