O que mais está escrito no Guia Alimentar da População Brasileira sobre doces?

Os carboidratos são nutrientes energéticos. O açúcar é um carboidrato. Diferente do amido, o açúcar é um carboidrato simples. Rapidamente absorvido do intestino para o sangue.

Os açúcares podem ser encontrados naturalmente nos alimentos, como frutas e mel, ou obtido pelo beneficiamento, como exemplo a extração do açúcar da cana, para posterior adição dos alimentos e preparações.

Embora os doces sejam constituídos de carboidratos, a energia da dieta proveniente dos mesmos não deve ultrapassar 10%, daquela consumida diariamente,  com o que se previne doenças crônicas.   Isso significa redução de, pelo menos, 33% (um terço) na média atual de consumo da população.

O Ministério da Saúde, com base nas pesquisas nacionais sobre consumo alimentar e doença, recomenda a redução do consumo de alimentos e bebidas processadas com alta concentração de açúcar ou adicionado nas preparações  caseiras e bebidas.

Na hora de comprar leia o rótulo e não leve para casa alimento:

:: com data vencida;
:: com quantidade igual ou superior a 15g de açúcar por 100g de produto;
:: com quantidade igual ou superior a 7,5 g de açúcar por 100 ml de produto.

Para saber mais consulte o Guia Alimentar da População Brasileira, disponível da biblioteca da Rede SANS ou no site do Ministério da Saúde.