Teve sua elevação à vila em 14 de março de 1839. O município, que é considerado Estância Turística, está distante cerca de 350 km da cidade de São Paulo e possui 56.476 habitantes.
Na área econômica, predomina o setor de serviços. Na agropecuária são destaques a avicultura de corte e a cana-de-açúcar. Também se sobressaem os cultivos de milho e café.
Entre os atrativos turísticos, a Prefeitura de Batatais menciona a Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, que foi concluída em 1953. No interior do local, há pinturas do artista Cândido Portinari, além de vitrais. Por causa da presença de descendentes italianos no município, anualmente também é realizada, ao redor dessa igreja, a Festa di San Gennaro, que possui atrações relacionadas à cultura italiana.
Outros locais recomendados para visitação pelo poder público municipal de Batatais são a Estação da Cultura, a Cachoeira dos Batatais, o Bosque Municipal e o Lago Artificial de Batatais.
A cidade realiza também a Festa do Leite, que costuma ter a duração de nove dias e possui programação que inclui, por exemplo, exposição de gado leiteiro. No município é promovida ainda a Festa do Folclore, a qual geralmente conta com danças como congada, catira, maculelê, além de apresentações musicais.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=350590
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.batatais.sp.gov.br/
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Batatais nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município